Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

O ecofeminismo e o Direito dos Animais

Publicado por Carolina Salles
há 7 anos

O atual modelo econômico de desenvolvimento expõe a vida selvagem à extinção, ao mesmo tempo que elaborou e efetivou um sistema perverso com requintes de crueldade que são os campos de extermínio em que milhões de animais criados para consumo ou experimentação são privados de toda liberdade, mantidos em cativeiros e sujeitos a sofrimentos, tortura, abusos até a hora da morte.

A cada divulgação desse holocausto animal, mais e mais pessoas aderem à causa dos animais e a sociedade descobre a relação que nos liga a todos os animais, humanos e não humanos, seres sencientes e assim sujeitos de uma vida.

O conceito de gênero baseado em uma construção sociocultural permitiu analisar claramente o modelo tradicional do guerreiro.

A iniciação da masculinidade estereotipada está sempre vinculada a elementos de violência. A violência contra as mulheres e contra os animais se entrelaçam e na maioria das vezes a mesma origem. É comum e usual que em treinamentos militares, os jovens sejam obrigados a matar "a mulher que tem dentro", forçando-os a matar cachorros que tinham cuidado nos períodos de treinamento. Chocante né?!

Atualmente as redes sociais servem de palco para a violência contra os animais, desde fotos a vídeos aonde a covardia impera contra seres inocentes.

Simultaneamente a violência conta a mulher embora cada vez mais exposta e combatida ainda é minimizada e muitas vezes questionada nas redes sociais.

O ecofeminismo estabelece uma conexão entre todos os seres vivos de igualdade, respeito, rejeitando qualquer sistema de dominação, além de denunciar as implicações patriarcais e se opor totalmente a legitimação da violência contra os animais.

Mais que tudo o ecofeminismo defende que cuidar da Terra, nosso lar, que apertence a todos os seres vivos sem hierarquias de gênero, raça, classe, orientação sexual e outros é dever e obrigação para as gerações futuras.

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3786
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações350
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/o-ecofeminismo-e-o-direito-dos-animais/413570655

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Gostei do texto... só acrescento que infelizmente o ser humano se sente senhor deste mundo, não tem intelecto ainda pra reconhecer a sua pequenez nesse universo, sua pequenez diante de uma natureza capaz de produzir desastres naturais que podem varrer a raça humana do mapa. Temos um planeta com excelentes condições para abrigar vida, recursos e tudo mais , porém tudo isso é usado para oprimir,escravizar e submeter pessoas e animais a atrocidades como as que você descreu. Não temo o avanço da ciência tampouco da tecnologia oque eu temo é a perversão da ciência por meio de lunáticos com sede de poder. continuar lendo

Já gostei mais dos seus textos. Esse decepcionou por criar (mais uma) forma de segregação típica do esquerdismo. Talvez essas barbaridades narradas no post pudessem ser denunciadas de forma bem mais eficaz, sem esses separatismos ardis. Agora, sob a ótica do "ecofeminismo", nós, homens, somos potencialmente agressores de animais e de mulheres. Para com isso... continuar lendo

#govegan <3 continuar lendo

#govegan continuar lendo