Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

O Instituto do Mandado de Injunção de forma simplificada e resumida

Pontos que considerei mais importantes da Lei nº 13.300/2016

Publicado por Pedro Garcia
há 4 anos

Previsto na Constituição Federal em seu artigo , LXXI, o mandado de Injunção é um remédio constitucional que tem como escopo tornar viável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e as prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania sempre que houver falta total ou parcial de norma regulamentadora. Em outras palavras, só é cabível diante de norma constitucional de eficácia limitada, aquela que precisa de um complemento, de uma regulamentação para ser efetivada.

Regulamentado pela Lei nº 13.300/2016, o mandado de injunção pode ser impetrado por qualquer pessoa, conforme aludido no artigo de seu ordenamento. Entretanto, para que haja legitimidade ativa é necessário o preenchimento de um requisito mínimo constitucional: existência de direito previsto na Constituição mas que só tenha efeito prático mediante edição de lei regulamentadora. Nota-se que no caso deverá haver uma omissão estatal, a qual pode ser total (quando não há norma alguma regulamentando sobre o tema), ou parcial, quando existir a norma, mas sua regulamentação não for suficiente para tornar viável o exercício dos direitos e liberdades em questão.

Quanto à legitimidade passiva, somente entes estatais podem figurar no polo passivo da relação processual instaurada quando impetrado mandado de injunção, eis que apenas a eles é imputável o dever jurídico de emanação de provimentos normativos. Portanto, não há que se falar em litisconsórcio passivo entre particulares e entes estatais, uma vez que a própria natureza jurídico-processual do instituto em questão o inviabiliza, em razão de seu próprio objeto.

Pois bem, julgado procedente o mandado de injunção, o Poder Judiciário determinará prazo razoável para que o impetrado promova a edição da norma regulamentadora. Todavia, caso o Poder Legislativo não cumpra esse prazo, o próprio Judiciário estabelecerá as condições em que se dará o exercício dos direitos ou liberdades demandadas. Trata-se da eficácia concretista do mandado de injunção, que já era admitida pelo Supremo Tribunal Federal antes mesmo da edição da Lei 13.300/2016. No entanto, as regras estabelecidas pelo Judiciário são provisórias, sendo aplicadas até que a norma regulamentadora seja elaborada pelo órgão competente.

Por conseguinte, caso a norma for editada no curso do processo, este será extinto sem resolução de mérito, pela perda do objeto. Não obstante, se for editada após o trânsito em julgado, a lei regulamentadora produzirá efeitos ex nunc, salvo se a aplicação da norma editada for mais favorável.

Contudo, percebe-se que o mandado de injunção é um remédio constitucional importante não só para a eficácia das normas constitucionais, mas também para o resguardo do Estado Democrático de Direito, o qual incumbe ao Poder Público provisionar a efetividade de suas leis para com seus cidadãos.


MARTINS, Flávio. Curso de direito constitucional. 1ª edição. São Paulo. Editora Revista dos Tribunais, 2017.

  • Publicações13
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações81
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/o-instituto-do-mandado-de-injuncao-de-forma-simplificada-e-resumida/811255572

Informações relacionadas

Leandro Bastos Nunes, Bacharel em Direito
Artigoshá 5 anos

A relevância da lista tríplice para fins de assegurar a democracia interna e a independência da PGR.

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Show!!! Esclareceu minhas dúvidas. continuar lendo

Excelente! continuar lendo