Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
9 de Maio de 2024

Pensão alimentícia não é só alimento!

há 2 anos

Muita gente acha que pensão "alimentícia" e a ação de "alimentos" engloba somente alimentos para a criança, e isso é um mito.

Apesar do nome, a pensão serve para custear, além da alimentação, moradia, educação, saúde, lazer e também itens necessários como roupas, calçados, remédios, livros, dentre outros. Entre todos os gastos habituais de uma criança, tem que se pensar também num valor médio de energia elétrica, água, gás, telefone, aluguel, plano de saúde, passeios com a criança, uniformes, materiais escolares, medicamentos fora de eventuais planos...

As necessidades de um filho variam muito conforme a idade, mas uma coisa é certa: em nenhuma fase, a necessidade é somente de comida.

Tudo isso, porque alguns pais se esquecem que a criança toma banho, se diverte, estuda, fica doente e que a comida deve ser guardada e feita. 70% desses gastos já são da mãe ou do genitor que está com a criança.

Quando é um bebê, por exemplo, e somente mama no peito, muitas vezes não tem despesa de alimentação, mas o bebê mora em algum lugar, veste alguma roupa, pode precisar de algum remédio. Os pais separados muitas vezes subestimam os valores da pensão porque não computam despesas que são indispensáveis para a sobrevivência da criança.

Como exemplo, enumero algumas despesas:

  • Moradia: Aluguel, conta de luz, condomínio, babá, internet, TV a cabo...
  • Escola: Matrícula, mensalidade, uniforme, livros, merenda, transporte escolar...
  • Lazer: Cinema, presente de aniversário de algum coleguinha, um lanche no shopping, passeios, livros, jogos...
  • Vestuário: Roupas, sapatos e acessórios
  • Saúde: Planos de saúde, remédios, óculos, dentista, aparelho dentário, manutenções, eventuais exames e consultas sem cobertura do plano...
  • Outros: Aulas de inglês, atividades esportivas, aulas extracurriculares, uma festinha de aniversário, uma excursão da escola, viagem nas férias...

Portanto, você que é pai e fala com a mãe que paga pensão "sozinho" e que ela não tem nenhuma contrapartida na criação, saiba que isso é ingenuidade: A pensão alimentícia nunca tem por objetivo cobrir apenas as despesas alimentares. As necessidades de uma criança (ou adolescente) vão muito além disso.

  • Sobre o autorADVOGADA E MEDIADORA
  • Publicações45
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações415
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/pensao-alimenticia-nao-e-so-alimento/1561935580

Informações relacionadas

Larissa Brito, Advogado
Artigoshá 4 anos

Pensão "alimentícia"​ para os filhos vai muito além de despesas com a alimentação.

Filipe Schiavon, Advogado
Artigoshá 2 anos

Quais as despesas devem ser incluídas na Pensão Alimentícia?

Suely Leite Viana Van Dal, Advogado
Artigoshá 5 anos

Meu filho recebe pensão alimentícia, esse valor é só para alimentação?

Thayná Monteiro, Advogado
Artigosano passado

Quais os gastos devem ser considerados para a pensão alimentícia? Despesas ordinárias e extraordinárias

Direito dos Alimentos Pensão Alimentícia

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)