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2 de Maio de 2024

Perdi a pasta ou o documento de um cliente. E agora?

Publicado por Tiago Fachini
há 9 anos

Perdi a pasta ou o documento de um cliente E agora

Quem atua no mercado jurídico sabe que boa parte da rotina de um escritório é feita da organização de informações, pastas e documentos. A atenção que é dada ao gerenciamento de papéis reflete diretamente na produtividade e na eficiência dos serviços prestados, além de mostrar diligência ao cliente. Mas o que fazer no caso de perda de uma pasta ou documento?

Trata-se de uma situação bastante delicada, principalmente se envolver a perda de documentos pessoais. Os casos mais comuns de extravio de documentos por parte de advogados estão relacionados a roubo de carros, pastas e computadores nas quais os documentos estavam armazenados, mas infelizmente também existem "profissionais" bastante descuidados por aí. Espero que este não seja seu caso.

No caso do extravio de documentos, a primeira providência a ser tomada é orientar o cliente para que ele faça um boletim de ocorrência informando a perda. Além disso, é recomendável que o escritório busque ressarci-lo de eventuais gastos com a emissão da segunda via dos documentos e outros danos decorrentes do fato.

No caso da perda de pastas, cabe ao advogado reconstituir cópias e demais informações relativas ao processo que se encontravam armazenadas.

Certamente, perder os documentos de um cliente é o pesadelo de qualquer advogado. Contudo, a tecnologia pode ser uma grande aliada, ajudando a evitar esse tipo de problema. Este tipo de ocorrência pode influenciar gravemente a carreira de um profissional do direito e deve ser evitado à toda custa.

A atuação da tecnologia na gestão de documentos

Cada dia menos documentos físicos, pastas e papéis fazem parte do cotidiano dos escritórios de advocacia. A tecnologia tornou-se um fator estratégico para quem atua no mercado jurídico e pode transformar a administração de um escritório, tornando-o mais ágil, eficaz e seguro.

Uma dessas ferramentas são os softwares jurídicos, que possibilitam a gestão de documentos e processos de forma mais inteligente. Existem diversos softwares no mercado. O Projuris é um exemplo de ferramenta completa que deixa o profissional tranquilo com relação a backups de arquivos e pastas, além de possibilitar sua fácil localização por um sistema próprio de controle.

É possível inserir todo tipo de informação e documento no sistema, separando por pastas específicas todas as informações necessárias a um determinado caso ou cliente. Por um sistema de codificação de pastas, também é possível a fácil localização destas, fazendo com que o advogado não perca tempo na hora de identificar informações ou documentos relevantes para um caso.

O software também disponibiliza ao usuário o armazenamento de dados em um servidor da internet, fora de uma estrutura física. O chamado “armazenamento na nuvem” permite maior mobilidade e segurança com relação ao arquivamento de dados, informações e documentos.

Existem versões específicas para a realidade de advogados autônomos, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, oferecendo soluções para cada situação. Além de melhorar a segurança do escritório, a ferramenta disponibiliza controle para as áreas administrativa, financeira e operacional.

Assim, o advogado e sua equipe contam com ferramentas como agenda, armazenamento de dados e documentos, controle financeiro, time sheet, além de recursos específicos para o gerenciamento de processos, contratos, serviços extraprocessuais, relatórios e auditoria.

Gerenciar informações de maneira rápida e precisa para tomada de decisões, apresentar relatórios de maneira fácil e descomplicada e localizar informações, documentos e pastas com facilidade são algumas das vantagens de utilizar um software. Para quem sabe a importância de oferecer segurança aos seus clientes e evitar dores de cabeça com o gerenciamento de documentos, é fundamental a utilização de uma ferramenta como esta, que pode ser muito útil no dia a dia da advocacia.

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16 Comentários

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Importante,usar sempre as cópias dos documentos dos clientes e deixar originais com ele, ter sempre uma cópia física e uma cópia no computador,este, nem sempre é confiável,pois em alguns casos de consertos as informações desaparecem,por isso a cópia em papel é mais segura, entendo assim.No mesmo ato de copiar para o processo, copia para guardar e devolve os originais. continuar lendo

Parabéns excelente artigo, e olha, conheço alguns que cometem esse equivoco, com uma certa frequência, e vc ouve cada desculpa kkk. continuar lendo

Realmente não são poucos os casos, infelizmente. continuar lendo

Gostaria de fazer uma ressalva quanto ao armazenamento de documentos "na nuvem".
Apesar de ser muito prático, pois possibilita o acesso aos documentos, fotos ou arquivos de qualquer local com internet, este sistema ainda não é totalmente confiável e seguro.
É sabido por todos, os vários casos de vazamentos de fotos e outros documentos contidos neste tipo de armazenamento, principalmente quando se tratar de documentos confidenciais. continuar lendo

Perfeito. Existe nuvem e nuvens, pagas e/ou gratuitas. Mas deve ser considerado que privacidade e sistemas de armazenamento eletrônicos são antagônicos. continuar lendo

Desde o início da profissão acostumei me a NUNCA ficar com os originais do cliente e é o que passo aos meus funcionários. Locais onde entram muitas pessoas e que tenham um movimento acima do normal apresentam sempre um certo risco. continuar lendo

Também tomo esse cuidado, Doutora! Valho-me, para tanto, do art. 365, IV, do CPC. continuar lendo