Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

“Se eu não comprar nada na Black Friday, o desconto é maior”

Leia alguns motivos para não se preocupar com esta data

há 4 anos

Se você já assistiu à série Todo mundo odeia o Chris, você deve se lembrar de como o pai do protagonista, Julius, era preocupado com as finanças da família. Inclusive é dele a frase do título: “Se eu não comprar nada, o desconto é maior”. Eu incluí a Black Friday, porque quero mostrar que pode fazer muito bem você simplesmente ignorá-la. Julius faria isso.

O que é Black Friday?

O que já era comum nos Estados Unidos há muitos anos, tornou-se um hábito também no Brasil. A Black Friday (ou “sexta-feira negra”, na tradução livre do inglês) é o dia em que os americanos passam a noite em frente às lojas depois da quinta-feira de Ação de Graças para fazer as compras de Natal. As compras que costumamos fazer por aqui em cima da hora, lá eles fazem quase um mês antes.

O Dia de Ação de Graças acontece nos Estados Unidos sempre na quarta quinta-feira de novembro, o que significa que a Black Friday de 2019 cai no dia 29. Eu já vi algumas lojas, principalmente as on-line, iniciarem suas campanhas de divulgação, mas o boom de “promoções” começa mesmo poucos dias antes.

É agora ou nunca!

Para incentivar os clientes a comprarem seus produtos nesta data, as lojas colocam contagens regressivas em seus sites ou cartazes chamativos em suas lojas físicas avisando quem quer que seja que determinadas peças estão acabando. Se você não comprar NAQUELE MOMENTO, talvez nunca mais encontre um desconto como aquele.

Como diria meu avô, é lorota. Os descontos sempre voltam. Às vezes, até maiores, seja nessa loja ou em outra. Não comprar nada na Black Friday pode significar que você vai:

  • se livrar de possíveis propagandas enganosas. Não é difícil encontrar lojas que aumentam o preço dos produtos dias antes para depois baixá-los para o valor original, dando a falsa ideia de desconto.
  • economizar uma quantia que você talvez ainda não tenha. Em um fim de mês, é meio difícil ainda ter dinheiro sobrando, o que significa que você teria que usar o cartão de crédito para comprar algo.
  • esperar pelas queimas de estoque pós-Black Friday ou pelas promoções de Natal (essas sim costumam ser legais).

Durante a Black Friday, a melhor coisa que você, consumidor, pode fazer é pesquisar. Pesquise sempre! Monitore os preços dos produtos que você pensa em adquirir. Assim, você saberá realmente se o desconto ofertado é realmente interessante ou se, eventualmente, você está sendo enganado. Monitore também a reputação do vendedor, se ele cumpre com o ofertado, se entrega os produtos no prazo garantido. Não é raro, nessa época, surgirem empresas fraudulentas cujo único propósito é tomar dinheiro de consumidores menos atentos. Uma boa dica é acessar o site www.consumidor.gov.br e pesquisar a reputação das empresas.

Acredite: poucas coisas na vida realmente são imperdíveis e descontos em eletrodomésticos não fazem parte desta categoria. Você pode se dar ao luxo de perdê-los. Nesta Black Friday, não seja este tipo de cliente:

Seja este tipo:

Se mesmo assim, você comprar alguma coisa e se sentir enganado, procure o Procon da sua região ou um advogado especialista em Direito do Consumidor.

Por Dr. Rafael Brasil

Caso queira receber mais informações sobre o assunto e acompanhar nossos conteúdos, clique aqui e participe da nossa lista de transmissão via whatsapp!

  • Sobre o autorEntregando Segurança Jurídica para Pessoas e Negócios!
  • Publicações158
  • Seguidores275
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações13577
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/se-eu-nao-comprar-nada-na-black-friday-o-desconto-e-maior/784295554

Informações relacionadas

Claudia Neves, Advogado
Artigoshá 4 anos

Quem trai deve indenizar?

Juarez de Jesus Filho, Advogado
Artigoshá 4 anos

Janela partidária: a troca de partido sem a perda do mandato

Murilo Lima Nogueira, Advogado
Artigoshá 4 anos

No que consiste a Janela Partidária, e quando ela ocorrerá nas eleições municipais de 2020?

Cláudia Batiston, Advogado
Artigoshá 4 anos

Black Friday e o Consumidor

Raisa Matos, Advogado
Artigoshá 4 anos

Black Friday ou Black Fraude?

53 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Estou a 4 meses pesquisando alguns produtos nas lojas mais conhecidas e percebi que esse negócio de Black Friday no Brasil não existe.

Produto que antes encontrei por R$ 399,00, agora com o super desconto da Black Fraude está com a super-promoção de R$ 599,00. (Verídico este preço)

Depois brasileiros inconformados e com extrema repulsa fazem protestos e querem a qualquer custos que seus representantes políticos sejam exemplos de honestidade. continuar lendo

Oi Salomao!!

Parabéns por pesquisar sempre antes de comprar! É, sem dúvidas, a melhor escolha. Muitas pessoas acabam comprando por impulso e se arrependem depois...

Ah, e caso você se depare com alguma situação onde o preço aumentou, como você disse, não deixe de denunciar ao PROCON!

Obrigado pela contribuição! continuar lendo

Eita povinho vira-lata. E Halloween, e Blackfriday, e Delivery, e 50% off.... Falta de orgulho e desejo de ser colonizado. continuar lendo

Bem diferente do povo francês que se o nome da loja estiver em outra língua, para ser esnobe, morre sem vendas. Quanto ao "desejo de ser colonizado" sinto informar que nos aspectos que lembram os símios e aos papagaios, salvaguardando os pobres citados, já foram amplamente e indubitavelmente colonizados. Diria que somos um estado americano, tal como Alasca e Havaí, sem as vantagens e prerrogativas deles. continuar lendo

Oi José!

De fato, a utilização de estrangeirismos é muito grande no Brasil.
Devemos valorizar mais nossa cultura!

Obrigado pela contribuição! continuar lendo

descontos absurdos realmente não existe, mas com certeza alguns produtos tem sim descontos bem mais vantajosos no black friday, falo por experiencia propria: ex. notebook gamer 3500 menor preço em todo canto, no black friday a meia noite valor 3149, preço mais baixo dele ate hj 3249. Entao sim existe sim desconto mas nao são tao vantajosos e nem em todos os produtos continuar lendo

Olá Felipe!

De fato, não existe mágica: ainda que na Black Friday, os descontos não serão tão grandes assim... Até mesmo porque existem custos fixos altos, como os impostos, no preço final do produto.

Justamente por isso, é muito importante pesquisar sobre a reputação da loja para não acabar entrando em uma situação de fraude!

Obrigado por sua participação continuar lendo

Vamos falar com sinceridade. Será que existe alguém no Brasil que acredita no Black Friday ou Black Fraude.
Dizem que é "compre o dobro pela metade". continuar lendo

Hauahahahau Adorei a denominação Black Fraude! continuar lendo

"compre o dobro pela metade". SERIA ÓTIMO !

o certo é "a metade do dobro" kkkkkkkkk continuar lendo

Por que não "Compre o dobro da metade da metade e pague a metade."...? continuar lendo

Olá Pontini,

É verdade... a grande maioria das lojas não concede um desconto tão grande e, além disso, algumas lojas se aproveitam para tirar vantagem do consumidor. É uma pena!

Grande abraço! continuar lendo