Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Vale a pena ser funcionário público?

Publicado por kuadro
há 10 anos
Vale a pena ser funcionrio pblico

É comum ouvir respostas extremas para esta pergunta, mas você sabe que essas nem sempre são as melhores. Pensando nisso, decidimos comentar alguns fatores que sempre são levados em consideração por quem vive esse dilema.

Estabilidade

É fato que um funcionário público dificilmente será demitido. Exceto em caso de desonestidade comprovada, o emprego está garantido. Graças a essa estabilidade, é possível fazer planos de longo prazo como financiar imóveis, viagens e a educação dos filhos. Por outro lado, os reajustes salariais podem não acompanhar a dedicação do profissional, pois eles são muito dependentes das políticas do governo. O medo de perder a estabilidade pode levar um indivíduo insatisfeito, com o salário ou com as atividades, a não buscar outra atividade, como faria se estivesse na iniciativa privada. Essa frustração profissional pode se refletir na vida pessoal e tornar a estabilidade uma vilã.

Qualidade de vida

Na iniciativa privada, a progressão profissional está quase sempre associada à sobrecarga de trabalho, manutenção de relacionamentos pouco saudáveis e muita pressão psicológica. Ou seja, fatores que comprometem a qualidade de vida de qualquer pessoa. É comum pensar que no serviço público será diferente, mas não é o que acontece nos cargos mais disputados.

Os funcionários públicos com maiores salários têm, em geral, grandes responsabilidades. Situações de pressão fazem parte da rotina de auditores, fiscais e promotores. Poucos são os servidores que crescem na carreira trabalhando apenas 8 horas por dia e tirando duas férias por ano. Além disso, assim como na iniciativa privada, os melhores profissionais acabam assumindo o trabalho dos menos dedicados. Tendo, assim, sua qualidade de vida bastante prejudicada.

Realização profissional

Como o governo é o responsável pela administração da sociedade, muitas das funções exercidas nos órgãos públicos são burocráticas. Mas essas atividades também existem em empresas privadas e há pessoas que se adaptam muito bem a essa dinâmica. Entretanto, a motivação para a carreira pública nem sempre está relacionada às atividades, o que pode resultar em frustração profissional. No início, como tudo é novidade, o indivíduo está empolgado e envolvido com o trabalho. Mas com o tempo, a rotina burocrática pode trazer insatisfação, levando o profissional a buscar, inclusive, outras alternativas.

Enfim, se o seu perfil não for o mais adequado para a carreira pública, não adianta insistir. Por isso, antes de mergulhar num concurso público, converse com alguns servidores e fique sempre atento às oportunidades na iniciativa privada, na sua área de interesse.

ENADE: descubra o que significa o resultado do exame na sua vida profissional e universitária.

  • Sobre o autorestudar, aprender e ensinar
  • Publicações20
  • Seguidores54
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações5263
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/vale-a-pena-ser-funcionario-publico/112150344

Informações relacionadas

Notíciashá 13 anos

É possível ter emprego público e privado?

Gerson Aragão, Defensor Público
Artigoshá 7 anos

Dúvida de concurseiro: Sou concursado, mas passei em outro concurso

Evinis Talon, Advogado
Artigoshá 7 anos

Para o seu bem, peça exoneração

Rafael Tocantins Maltez, Advogado
Artigoshá 8 anos

Resenha 20: Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 3 anos

Como o Jusbrasil PRO contribui com o exercício da Justiça no Brasil?

15 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Desde que iniciei na minha graduação em Direito, no ano de 2010, que tenho a pretensão de ser funcionário público. E mais se enalteceu quando passei a estudar o Direito Administrativo. Hoje, sou estagiário do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba - TCE PB, e pretendo seguir minha carreira profissional junto a esta Corte de Contas. Para falar a verdade, não me vejo como integrante do setor privado, e sim profissional do setor público, na seara do Direito Público. continuar lendo

Boa. Hoje os jovens entendem q "concurso público é tudo", mas qdo conseguem chegar lá se tornam adultos infelizes e frustrados. Graças à Deus isso ñ se sucedeu comigo, pq, apesar de ter tido algumas oportunidades de ingressar na carreira pública, eu, por amor e por acreditar na minha capacidade, decidi encarar a advocacia privada e, por isso, hoje sou uma mulher feliz e realizada. Recomendo que todos reflitam nisso! continuar lendo

Fui funcionaria pública 15 anos,cinco anos contratada e dez anos efetiva.Não deixou saudades sofri muita perseguição política um dia chorando fiz um proposito com Deus que o dia que eu tivesse uma casa eu exonerava do cargo,graças a Deus tem cinco anos que exonerei do cargo hoje posso falar que sou feliz sou livre,se eu for contar minha historia da um livro,nunca procurei a justiça pois a justiça não da valor o funcionario so ouve o lado dos políticos.Deixo o meu recado as pessoas não fique perdendo tempo com emprego de prefeitura. continuar lendo

Vale sim a pena ser funcionário público. Moro no estado do Paraná, sou funcionário público estadual na Copel (Companhia Paranaense de Energia). Passei no concurso com 17 anos ainda, mas fui chamado após ter completado meus 18 anos e pude assumir o cargo. Hoje tenho 21 anos, sou estudante de Administração, já sou técnico administrativo, falo inglês fluente, já trabalhei no financeiro de empresas grandes e fiz ótimos estágios antes de ter assumido meu cargo, e não tenho o menor interesse em sair de onde estou para disputar o mercado privado. Ganho mais do que muito profissional formado, meu irmão é formado em um curso de Engenharia e não ganha nem metade do meu salário, tenho estabilidade para planejar todo meu futuro, benefícios que nenhuma empresa privada dá, somente as grandes e multinacionais e olhe lá. Consigo ter estabilidade não somente financeira mas também psicológica para realizar todos meus assuntos pessoais e na maior parte do tempo não trabalho nem 7 horas por dia. Muitos estão comigo nesse barco e muitos ja são gerentes e possuem grandes cargos trabalhando sim menos que 8 horas por dia.
Aconselho a fazerem sim concurso público, porque aliás, se não fosse bom, todos não diriam para fazer, inclusive eu, que sou funcionário público.
Agora claro que fazer concursos municipais de cargos que pagam pouco não valem a pena financeiramente. Mas a maior parte dos concursos pagam sim muito melhor que mercado privado. continuar lendo