Página 177 da Capital 1º Grau do Diário de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (DJRS) de 20 de Outubro de 2017

DE AUTUAÇÃO PELA INFRAÇÃO DO ART. 165, COM BASE NA NORMA LEGAL VIGENTE DO 3ODO ART. 277, AMBOS DO CTB.POR UMA RAZÃO MUITO SIMPLES, TAL NORMA IMPUGNADA GARANTE EXPRESSAMENTE O DIREITO CONSTITUCIONAL INDIVIDUAL À RECUSA, EM PERFEITO ATENDIMENTO AO PRINCÍPIO QUE INSPIRA O INCISO LXIII DO ART. DA CF.ESSA PRESUNÇÃO JURIS TANTUM DE RESPONSABILIDADE DO RECUSANTE - DECORRENTE DA SÚMULA 301 DO STJ E DO ESPÍRITO DO ARTIGO 231 DO CÓDIGO CIVIL, BEM COMO DO ANTIGO E NOTÓRIO ATRIBUTO DE LEGITIMIDADE PRESUMIDA QUE GOZA O ATO ADMINISTRATIVO -, IMPORTA, COMO JÁ SE SABE, NA INVERSÃO DO ÔNUS PROBATÓRIO E PRODUÇÃO DE PROVA NEGATIVA POR PARTE DO AUTUADO, QUE, NO CASO, NÃO OCORREU.NOTE-SE QUE, MESMO QUE SE SUBMETESSE AO TESTE DO ETILÔMETRO, CONVICTO DE NÃO TER INGERIDO BEBIDA ALCOÓLICA, E O TESTE RESULTASSE POSITIVO, CABERIA AO CONDUTOR, DE IGUAL FORMA, O ÔNUS DE PROVAR A IRREGULARIDADE DO

PROCEDIMENTO.EM OUTRAS PALAVRAS, SE OS TRIBUNAIS CONCEDEREM À RECUSA AO TESTE A FORÇA PROBANTE DE INVALIDAR AAUTUAÇÃO LEGAL POR CONDUÇÃO DE VEÍCULO SOB INFLUÊNCIA DE ÁLCOOL, ESTARIAM A COMETER UMA INJUSTIÇA COM AQUELE QUE CUMPRIU O DETERMINADO EM LEI.E, UMA VEZ EXIGIDA A PROVA DE EMBRIAGUEZ -QUANDO A LEI REQUER APENAS A DIREÇÃO “SOB INFLUÊNCIA DO ÁLCOOL” -, CONCEDER-SE-IA AO AGENTE DE TRÂNSITO UM PODER DISCRICIONÁRIO, SEM A PRÉVIA E DEVIDA PREVISÃO LEGAL, DE DECIDIR QUAL O CONDUTOR QUE, SEGUNDO CRITÉRIO EMPÍRICO SEU, SERIA SUBMETIDO AO TESTE DO ETILÔMETRO.INDEFERE-SE A TUTELA PROVISÓRIA.CITE-SE.D.L.

902XXXX-29.2017.8.21.0001(CNJ) - NELI REVELANTE SILVANO (HENRIQUE ANTÔNIO ZANATTO 94549/RS) X DETRAN/RS - DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO. VISTA DA CONTESTAÇÃO PARA, QUERENDO, APRESENTAR RÉPLICA.

Figura representando 3 páginas da internet, com a principal contendo o logo do Jusbrasil

Crie uma conta para visualizar informações de diários oficiais

Criar conta

Já tem conta? Entrar