Busca sem resultado
Comentários ao Código de Processo Civil: Artigos 294 ao 333

Comentários ao Código de Processo Civil: Artigos 294 ao 333

2. Inépcia da inicial

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

2. Inépcia da inicial

A primeira das causas que autoriza o indeferimento da petição inicial é a sua inépcia. Inépcia é termo que designa algo ininteligível ou incompreensível, com incapacidade de prestar-se à sua finalidade. Para os fins do Código, porém, o termo tem extensão muito mais restrita. A inépcia de que trata o Código é a legal, processual, especificamente definida pelo § 1.º do art. 330, em exame.

Por isso, só se considera inepta a petição inicial quando lhe faltar pedido ou causa de pedir, quando o pedido for indeterminado, fora das hipóteses em que permitido, quando da narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão e quando contiver pedidos incompatíveis (art. 330, § 1.º, CPC), ressalvada a possibilidade de cu…

Uma nova experiência de pesquisa jurídica em Doutrina. Toda informação que você precisa em um só lugar, a um clique.

Com o Pesquisa Jurídica Avançada, você acessa o acervo de Doutrina da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa dentro de cada obra.

  • Acesse até 03 capítulos gratuitamente.
  • Busca otimizada dentro de cada título.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/2-inepcia-da-inicial-art-330-comentarios-ao-codigo-de-processo-civil-artigos-294-ao-333/1302630134