Busca sem resultado
O Direito e o Extrajudicial: Direito Tributário

O Direito e o Extrajudicial: Direito Tributário

Capítulo 3. Contribuinte do Tributo – Da Ausência de Personalidade Jurídica e Judiciária das Serventias / Cartórios

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Importante pontuarmos que a atividade notarial e de registros públicos é desempenhada em caráter pessoal, inclusive no tocante à necessidade de que o delegatário da função pública preencha, pessoalmente, certos requisitos técnicos, verificados mediante concurso público de provas e títulos.

Para reforçar a premissa adotada, importa abordar a questão da responsabilidade pessoal dos registradores e notários, sendo que tal entendimento decorre da própria natureza da delegação dos serviços extrajudiciais, que é exercida em caráter pessoal pelo Delegatário, nos termos do artigo 236 da Constituição Federal. Vejamos:

Art. 236 . Os serviços notariais e de registro são exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público.

§ 1º Lei regulará as atividades, disciplinará a responsabilidade civil e criminal dos notários, dos oficiais de registro e de seus prepostos, e definirá a fiscalização de seus atos pelo Poder Judiciário. (...)”

Ora, não é por outro motivo que o artigo da Lei 8.935/94 registra que o notário e o oficial de registro são profissionais de direito, indicando assim que a atividade, inafastavelmente, deverá ser exercida por pessoa física devidamente graduada em direito, ou seja, por um Bacharel em Direito, tratando-se, portanto, de atividade cujo desempenho demanda formação intelectual específica, intrinsecamente presente no trabalho pessoal.

Art. 3º Notário, ou tabelião, e oficial de registro, ou registrador, são profissionais do direito, dotados de fé pública, a quem é delegado o exercício da atividade notarial e de registro.”

Nesse sentido, ensina Walter Ceneviva 1 :

“As atribuições do notário decorrem da necessidade de investir uma pessoa de fé pública, para que os atos praticados por ela ou com a sanção dela se revistam de tais …

Uma nova experiência de pesquisa jurídica em Doutrina. Toda informação que você precisa em um só lugar, a um clique.

Com o Pesquisa Jurídica Avançada, você acessa o acervo de Doutrina da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa dentro de cada obra.

  • Acesse até 03 capítulos gratuitamente.
  • Busca otimizada dentro de cada título.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
25 de Maio de 2024
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/capitulo-3-contribuinte-do-tributo-da-ausencia-de-personalidade-juridica-e-judiciaria-das-serventias-cartorios-o-direito-e-o-extrajudicial-direito-tributario/1353727697