Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024

165 PLs tramitam para adaptar Lei de Execução Penal

Publicado por Consultor Jurídico
há 11 anos

Além de uma comissão de juristas para discutir mudanças na Lei de Execução Penal a Lei 7.210/1984 , que se reunirá pela segunda vez na próxima semana, pelo menos 165 projetos de lei tramitam na Câmara para alterar dispositivos da regra. É uma norma excelente para a Suíça, mas ineficaz para o Brasil, critica o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, desembargador Nelson Calandra . Uma das propostas é o PL 7.977/2010 , que teve aval da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara no começo de abril. A matéria prevê a manutenção de listas atualizadas de detentos nos presídios e a emissão gratuita de atestados de pena pelos tribunais a qualquer momento.

O projeto é resultado de sugestão do Conselho de Defesa Social do município de Estrela do Sul (MG) ao Legislativo. Segundo o texto, os presídios deverão manter listagem com os nomes dos presos e enviá-la mensalmente à Justiça, ao Ministério Público, à Defensoria Pública, à Ordem dos Advogados do Brasil e a outros órgãos responsáveis pela prestação de assistência jurídica a detentos. Seria válido também incluirmos a Polícia Militar e a Polícia Civil nessa relação, comenta o promotor André Melo , de Minas Gerais, um dos idealizadores da proposta.

Também é prevista no texto a emissão, pela Justiça, sem custos, do atestado de pena a cumprir, inclusive pela internet. Atualmente, é estabelecido o envio anual para informar os presos sobre a proximidade de prazos de pedidos de progressão de pena ou liberdade condicional. Isso enfrenta resistência de vários juristas. É uma reserva de mercado, especialmente da Defensoria Pública. O atestado garante autonomia ao preso e ao familiar, além de reduzir a necessidade de intermediação, diz Melo. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, não há cobrança sobre o fornecimento desses dados.

Outro entrave comum, segundo o promotor, é a falta de comunicação a juízes e ao Ministério Público sobre transferência de detentos. Em Minas, por exemplo, a relação de presos é preenchida manualmente e a integração entre as comarcas é péssima, reclama Melo. Ele afirma que os servidores levam dias para fornecer dados que poderiam ser acessados em poucos minutos. Ainda temos o problema da multiplicidade de delitos cometidos pelo mesmo agente, que é condenado em mais de uma cidade ou estado, acrescenta Calandra.

Intervenções da Justiça

Segundo o juiz auxiliar da pre...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores11020
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações62
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/165-pls-tramitam-para-adaptar-lei-de-execucao-penal/100489697

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)