Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    20/09 - Tribunal de Justiça promove formação inicial para novos juízes substitutos

    há 11 anos

    Os 98 novos juízes substitutos do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) começaram o Curso de Formação Inicial, ministrado pela Universidade Corporativa (Unicorp). O objetivo é proporcionar aos juízes recém-empossados uma formação específica para a atividade judicante, que seja compatível com o perfil atual exigido para o exercício da magistratura.

    Com carga horária de 480 horas, o curso é dividido em nove módulos, que abrangem conceitos e a fundamentação da prática judicante (com a construção de decisões e sentenças), compartilhamento de informações institucionais, utilização do sistema corporativo, o conhecimento das políticas públicas do Estado da Bahia, do sistema de Justiça e suas dinâmicas, entre outros temas. No módulo teórico, os magistrados discutirão os temas mais atuais das novas reformas do direito, para atuação em matérias específicas como o Direito Processual Civil.

    Para a juíza Leandra Leal Lopes, o curso é fundamental para o início das atividades nas comarcas. “Eu sou oriunda da advocacia e do serviço público e esse curso é importante para me dar um novo ponto de vista nesse início da carreira na magistratura”. Já para a também recém empossada juíza Karla Vitório, o momento é importante porque, além de haver uma interação com os outros juízes que estão iniciando a carreira, eles estão trabalhando competências relacionadas à gestão. “Um dos pontos mais importantes está relacionado à administração e gestão de pessoas. Estamos nos preparando para a responsabilidade que iremos assumir ao chegar nas comarcas, onde vamos lidar com servidores e a população”, completa. O curso também dá início ao processo de vitaliciedade, de acordo com o artigo 95, inciso I da Constituição Federal, que, no primeiro grau, só será adquirida após dois anos de exercício do cargo. Neste período, o juiz encontra-se em processo de vitaliciamento, quando são avaliados o desempenho jurisdicional, incluindo a idoneidade moral, bem como a adaptação psicológica ao cargo e às funções.

    Com informações da Agência TJBA de Notícias

    • Publicações5427
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/20-09-tribunal-de-justica-promove-formacao-inicial-para-novos-juizes-substitutos/379522047

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)