Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

25 anos do Código de Defesa do Consumidor: conheça os Juizados Especiais Cíveis

25 anos do Cdigo de Defesa do Consumidor conhea os Juizados Especiais Cveis

Não é incomum o cidadão se sentir lesado ao adquirir algum produto ou serviço. O problema é que, muitas vezes, sem conhecer seus direitos, não faz nada para reivindicar o reparo do dano. No ano em que se comemoram os 25 anos da Lei 8.078, conhecida como Código de Defesa do Consumidor, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) lançará uma série de matérias com o objetivo de orientar a população sobre os seus direitos nesta área. Inicialmente, falaremos sobre os Juizados Especiais Cíveis (JECs), que podem auxiliar no cumprimento da lei, e saberemos como recorrer a eles.

De maneira rápida, simples e gratuita, os Juizados Especiais Cíveis podem ajudar qualquer um a resolver dores de cabeça em relação a serviços prestados pelo setor privado e por algumas empresas do setor público ou que já pertenceram a ele. Aliás, a má qualidade de serviços como fornecimento de luz, água e esgoto estão no grupo que representa 70% dos processos julgados nos JECs, junto com telefonia, bancos e provedores de internet.

É importante dizer que os juizados somente podem receber causas que envolvam até 40 salários mínimos e, caso o valor seja maior, o consumidor deverá abrir mão do que exceder essa quantia. Além disso, em casos de até 20 salários mínimos, não é necessário ter um advogado para entrar com o processo, mas, se a empresa tiver um e, por isso, a pessoa se sentir coagida, pode pedir que o juiz nomeie um defensor público para auxiliá-la.

Para utilizar o serviço, é preciso procurar o JEC mais perto de casa e seguir alguns passos importantes: juntar o maior número possível de documentos para comprovar seus direitos; levar identidade e CPF e informar estado civil, endereço completo e profissão; ter os dados da pessoa ou empresa contra quem deseja reclamar (nome e endereço); e, se for o caso, indicar nome e endereço completo de até três testemunhas.

Para mais informações, clique no link e acesse nossa cartilha explicativa sobre os Jecs: http://goo.gl/zHoRuX

BS/MB

  • Publicações12259
  • Seguidores1234
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações112
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/25-anos-do-codigo-de-defesa-do-consumidor-conheca-os-juizados-especiais-civeis/184790333

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)