Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    5ª Turma do TRT- PR: prescrição bienal não se aplica a contrato suspenso por aposentadoria por invalidez

    A 5ª Turma do TRT da 9ª Região (Paraná), julgando recurso ordinário interposto pela reclamante, reformou parcialmente a sentença para afastar a prescrição total do direito de ação (prescrição bienal), declarando, contudo, a incidência da prescrição quinqüenal, contada a partir do ajuizamento da ação. Foi determinado ao juízo de origem que analise as pretensões não prescritas.

    A desembargadora federal do Trabalho Eneida Cornel, relatora no processo, ressaltou que a aposentadoria da autora, por invalidez decorrente de acidente de trabalho, ensejou a suspensão de seu contrato de trabalho. Enfatizou: "É certo que o vínculo de emprego entre as partes ainda está em vigência, de forma que não há que se falar em prescrição total. Nos termos do artigo , inciso XXIX , da Constituição Federal , o empregado pode ajuizar reclamação trabalhista até dois anos após a extinção do pacto laboral".

    Por outro aspecto, a magistrada enfatizou que, mesmo suspenso o contrato de trabalho existente entre as partes, tal suspensão não possui a prerrogativa de suspender a fluência da prescrição qüinqüenal. Segundo a relatora, o contrato de trabalho estava suspenso, mas não o direito de ação que nasceu com o vencimento de cada verba não quitada. E alertou: "A autora poderia ter ajuizado a qualquer momento reclamação postulando o pagamento das verbas que entendia fazer jus (e que foram vencendo mês a mês), salvo se estivesse impossibilitada física ou psicologicamente para tanto ou para constituir advogado, impedimento que em nenhum momento foi alegado nos autos".

    A reforma da sentença afastou a prescrição total do direito de ação (prescrição bienal), mas declarou a prescrição do direito de a parte autora postular as parcelas exigíveis anteriormente ao período de até cinco anos. TRT-PR- 06775-2007-513-09-00-1 (RO)

    (Rossana Tuoto)

    Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

    Permitida a reprodução mediante citação da fonte

    Assessoria de Comunicação Social.

    Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (Paraná)

    Tel. (41) 3310-7309 / ascom@trt9.jus.br

    • Publicações3167
    • Seguidores630951
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações70
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/5-turma-do-trt-pr-prescricao-bienal-nao-se-aplica-a-contrato-suspenso-por-aposentadoria-por-invalidez/39488

    Informações relacionadas

    Recurso - TRT04 - Ação Abrangência da Condenação - Atord - contra Redolfi e CIA, Vita Nuova Pelletteria - Ind. e Com e Drum Insdustria de Couros EIRELI

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)