Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

A burocracia que emperra o Brasil

Ao desembarcar por aqui esperava confirmar os famosos estereótipos que descrevem o Brasil como um país de sol, mar e samba.

há 10 anos

Publicado por James Flannery

A burocracia que emperra o Brasil

Imagine o choque que tive ao me deparar com a burocracia brasileira, que em nada colabora para a imagem charmosa que se tem de um paraíso tropical.

Fiquei surpreso quando ao tentar comprar numa loja no Rio o modelo mais básico de telefone celular que existe, me foi exigido um monte de documentos e dados pessoais que iam desde o meu endereço na Grã-Bretanha até os detalhes do meu passaporte, isso sem falar no fatídico CPF.

Somente após contar com a ajuda de um experiente carioca, e logicamente após arrumar um CPF, consegui o tal celular.

Acabei descobrindo que esse caminho complicado de resolver as coisas é comum no Brasil.

Para conseguir prorrogar meu visto por duas semanas tive que ir várias vezes à Polícia Federal munido de três formulários diferentes, extratos bancários, comprovações de endereço e diversas formas de identificação.

Somente depois de conseguir reunir todos os documentos exigidos, de esperar horas em filas e ter a documentação verificada por diferentes funcionários, consegui a prorrogação desejada.

Ironicamente, todo o processo levou mais do que duas semanas para ser concluído!

Não quero dizer que todos os estrangeiros que visitam o Brasil passam por experiência semelhante a que passei. Nem tampouco estou dizendo que a Grã-Bretanha é um paraíso desburocratizado.

Só Deus sabe quantas horas já perdi discutindo ao telefone no meu país com burocratas de call centers que muitas vezes estão falando a milhares de quilômetros de distância.

Mas o tamanho da burocracia que existe no Brasil em todos os níveis é alarmante.

Com toda certeza, isso prejudica o Brasil, limitando a capacidade do país de competir prá valer no cenário global.

Fico pensando, quantas pessoas pensam como um amigo meu, advogado, que trabalha num escritório de advocacia britânico no Rio de Janeiro. Certa vez, indignado com mais um absurdo burocrático ele me disse: "Só tenho um conselho a dar caso você queira fazer algum negócio atualmente com o Brasil, simplesmente esqueça."

E você, já teve alguma experiência ruim com a burocracia? Acha que as coisas poderiam ser simplificadas?

A burocracia que emperra o Brasil


Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/blogs/2014/03/140324_blog_para_ingles_ver_james_burocracia.shtml

  • Publicações650
  • Seguidores39
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1042
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-burocracia-que-emperra-o-brasil/114466402

Informações relacionadas

Notíciashá 16 anos

Comissão que vai implementar convenção da OMS para controle do tabaco tem reunião hoje

Notíciashá 17 anos

Judiciário na Era Digital: tecnologia a serviço do cidadão

Pedro Magalhães Ganem, Advogado
Artigoshá 8 anos

Como funciona a contagem de prazo após a disponibilização no Diário da Justiça?

OAB - Seccional Bahia
Notíciashá 13 anos

Burocracia é o que atrasa o processo, diz CNJ

12 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Basta dizer que uma das profissões mais cobiçadas neste país é a de tabelião.
A burocracia que sustenta os cartórios. continuar lendo

E o lobby deles deve ser muito eficiente, não é, Henrique? Se puser na ponta do lápis quanto custa cada passo nos Cartórios..... continuar lendo

Eu trabalhei por aproximadamente 45 anos no serviço público. Ouvi relatos de pessoas e até servidores públicos que diziam que a burocracia é um mal necessário ao serviço público, para dar mais credibilidade aos próprios serviços. Outros diziam que o processo (expedientes em geral) tinham que estar com aspecto bem amarelado e com bastante carimbo distribuído em todas as páginas para dar ideia de que ele tramitou por várias seções! Na verdade, nada disso é necessário, basta que haja um empenho pessoal para que a coisa ande, por meio de conscientização e um processo de valorização do servidor público.. Hoje em dia a maior força de trabalho no serviço público é constituída pela figura do "terceirizado" e por isso trata-se de mão de obra não qualificada, via de regra. Então, meu caro, queria rapidez, eficiência, desburocratização dessa forma? claro que não. As autoridades tem que proporcionar meios para treinar exaustivamente seus servidores, assim como pagar uma remuneração adequada e, sucessivamente, cobrar resultados. Poucos órgãos fazem isso. O Ministério da Desburocratização durou pouco, foi engolido pela papelada, infelizmente para nossa desgraça. continuar lendo

A burocracia é, de fato, um mal necessário.
Necessário para garantir o devido processo legal, não apenas no judiciário mas, também no âmbito administrativo.
Não se concebe a concessão de direitos ao bel prazer do detentor do poder, tampouco a imposição de penalidade sem prova irregularidade.

Doutra parte, e aqui concordo com os demais comentaristas, o EXCESSO de burocracia, a imposição de comprovações desnecessárias e a inversão do conceito de boa-fé, a impor provas sobre provas, atrapalha sobremaneira a vida civil de pessoas e empresas e dá azo à corrupção. continuar lendo

Em um país burocratizado demais, a corrupção, não coincidentemente, também é grande. Não que a burocracia aumente a corrupção, não; na verdade ela é fruto da desconfiança de todos os setores de poder em relação à população. Em países mais desenvolvidos, o controle é posterior; aqui é anterior. Explico: primeiro, o governo desconfia, aí abre-se precedentes para a realização de alguma atividade que você queira realizar, mas desde que comprove, anteriormente, uma série de requisitos. O controle de países mais avançados é posterior: há um voto de confiança de que você não irá fraudar, burlar ou corromper. Aí a burocracia é menor, porque, estatisticamente, vale a pena confiar no povo, já que os problemas são ínfimos em relação aos ganhos com celeridade. Em países de mentalidade corrupta, ou do "jeitinho", o controle precisa ser mais rigoroso. Infelizmente. continuar lendo

E vamos sediar a Copa !!! Que vergonha com o Compadre !!! continuar lendo