Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    A OAB SP reafirma sua vocação e lamenta atitude de congressista

    há 9 anos

    A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo, no uso de suas atribuições legais (art. 44, I, da Lei nº 8.906/94), entre elas defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos e a justiça social, lamenta que um representante do Congresso Nacional, eleito por voto popular e na condição de presidente da Câmara dos deputados, venha a público desrespeitar a vocação histórica desta casa. Vocação que é reconhecida pela própria população. Senão, vejamos: é o instituto de pesquisa Datafolha que atesta, em levantamento realizado em junho de 2015, que a OAB ocupa a segunda posição entre as instituições de maior confiabilidade no País. À frente da Ordem, apenas as Forças Armadas. Já o Congresso Nacional, infelizmente, ocupa o penúltimo lugar, acima apenas dos partidos políticos, numa lista que pesquisa opinião a respeito de 14 instituições.

    Manifestar contrariedade é um direito, mas a contundente afirmação de que “há tempos” à OAB “falta credibilidade” não corresponde à realidade. Assim como também não confere a declaração do parlamentar de que “Ordem é um cartel eleito por eleição indireta”. Os quadros dos dirigentes das Secionais são renovados por votos dos inscritos a cada três anos. E, no caso específico do Conselho Federal, a Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil tem se declarado amplamente favorável à eleição direta para a direção do órgão máximo da entidade, por acreditar que, dessa forma, legitima ainda mais o seu presidente e as posições que toma à frente da OAB. Marcos da Costa, presidente da Ordem em São Paulo, apresentou proposta nesse sentido, logo na primeira reunião do Conselho Secional da atual gestão, a qual foi aprovada por aclamação.

    • Publicações8608
    • Seguidores165
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-oab-sp-reafirma-sua-vocacao-e-lamenta-atitude-de-congressista/217109618

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)