Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    A polêmica na cobrança da taxa de controle e fiscalização ambiental

    Publicado por Espaço Vital
    há 15 anos

    Por Nara Raquel Göcks ,

    advogada (OAB/RS nº 53.275)

    A Lei n.º 10.165 /2000 instituiu a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental TCFA. Inseriu o art. 17-B à Lei n.º 6.983 /81, determinando como sendo fato gerador o exercício regular do poder de polícia conferido ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para controle e fiscalização das atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais.

    N este sentido, o art. 17 , I e II da Lei n.º 6.938 /81, esclarece que é obrigatório o registro de todas as pessoas físicas ou jurídicas que se dedicam a atividades potencialmente poluidoras e/ou a extração, produção, transporte e comercialização de produtos potencialmente perigosos ao meio ambiente, assim como de minerais, produtos e subprodutos da fauna e flora.

    D essa forma, o empreendimento somente será considerado regularizado por meio da realização do cadastro técnico federal junto ao Ibama, conforme a emissão pelo referido órgão, do certificado de registro e a apresentação do relatório anual das atividades.

    R ecentemente o Ibama desencadeou uma operação para regularização das empresas que se encontram em débito com o cadastro e com o recolhimento das trimestralidades, autuando devedoras em valores bastante significativos, uma vez que acumulados desde 2001.

    O s sujeitos passivos (devedores) da TCFA podem requerer o parcelamento do seu débito, junto ao Ibama, uma vez que a há norma específica acerca do parcelamento, possibilitando a concessão deste em até 30 parcelas, o que por vezes acaba resultando na possibilidade de quitação e regularização do empreendimento, perante o órgão ambiental afastando a inscrição em dívida ativa e, posterior ação de execução fiscal.

    C ontudo há que se ter cautela! As empresas passíveis da incidência da TCFA devem buscar orientações, quanto à matéria de tributação ambiental, por meio de profissionais especializados na Advocacia, para atuar não só na fase remediadora, mas principalmente de maneira preventiva.

    O s valores cobrados pela dita autarquia são abusivos e ilegais. Profissionais da Advocacia podem identificar tais irregularidades, sustentando a redução dos valores da pretendida cobrança em até 50%. Portanto, as empresas devem buscar a devida orientação jurídica, na matéria em questão, evitando-se assim o pagamento de valores que não possuem exigibilidade e liquidez.

    O s empreendedores devem ficar atentos ao fato de que o Ibama estabelece que o número de registro seja distinto por matriz e filial, podendo vincular-se a tantas categorias quantas se fizerem necessárias. Conseqüentemente, neste aspecto o desconhecimento de tal distinção entre a matriz e a filial da empresa, acaba por gerar notificação administrativa e, posterior autuação, por ausência de regularidade junto ao órgão ambiental, incidindo além da multa a cumulação de todos os trimestres devidos a título da TCFA.

    A s matérias passíveis de discussão são: prescrição, decadência do lançamento e da constituição do crédito tributário, multa, juros e enquadramento. Alerta-se para o fato de que taxa é constitucional, contudo o especialista em tributação ambiental visa sanar a ilegalidade no que tange à cobrança de valores não exigíveis.

    (*) E.mail - naragocks@terra.com.br

    • Publicações23538
    • Seguidores516
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1488
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-polemica-na-cobranca-da-taxa-de-controle-e-fiscalizacao-ambiental/1419459

    Informações relacionadas

    [Modelo] Defesa administrativa Ibama - TCFA - Não incidência

    Marden Gontijo França Filho, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    As revendas de gás (GLP) não deveriam pagar taxa de fiscalização ambiental

    Supremo Tribunal Federal
    Súmulahá 60 anos

    Súmula n. 283 do STF

    Supremo Tribunal Federal
    Súmulahá 60 anos

    Súmula n. 284 do STF

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)