Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    A prova documental é o único meio apto a demonstrar a existência da sociedade de fato entre os sócios.

    REsp 1.706.812-DF

    há 4 anos

    Cinge-se a controvérsia a definir se existente sociedade de fato entre os litigantes, então casados sob o regime de separação convencional de bens, alegando a, então ex-cônjuge, que teria contribuído espontaneamente com seu labor para o sucesso das empresas exclusivas da família do ex-marido, devendo, portanto, ser considerada sócia dos referidos negócios.

    É cediço que uma sociedade empresária nasce a partir de um acordo de vontades de seus sócios, que pode ser realizado por meio de um contrato social ou de um estatuto, conforme o tipo societário a ser criado.

    Destoa dessa realidade a sociedade de fato, atualmente denominada sociedade em comum, que não adquire personalidade jurídica por meio das solenidades legais aptas a lhe emprestar autonomia patrimonial, não obstante seja sujeito de direitos e obrigações.

    No caso, para que tivessem uma sociedade civil ou comercial em conjunto, ainda que não regularmente constituída, indispensável seria, ao menos, demonstrar que administravam tal empresa juntos, o que, de fato, não é possível se concluir.

    A autora, em verdade, alega ter trabalhado para o ex-marido, sem, contudo, ter fornecido capital ou assumido os riscos do negócio ao longo da relação. A condição para se admitir a existência de uma sociedade é a configuração da affectio societatis (que não se confunde com a affectio maritalis) e a integralização de capital ou a demonstração de prestação de serviços.

    Tais requisitos são basilares para se estabelecer qualquer vínculo empresarial. À luz do art. 987 do Código Civil de 2002, "os sócios, nas relações entre si ou com terceiros, somente por escrito podem provar a existência da sociedade, mas os terceiros podem prová-la de qualquer modo".

    Fonte: STJ. Informativo 656

    https://scon.stj.jus.br/SCON/jurisprudencia/toc.jsp?livre=201702818345.REG.

    • Sobre o autorESPECIALISTA EM DIREITO DO CONSUMIDOR
    • Publicações22
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações328
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-prova-documental-e-o-unico-meio-apto-a-demonstrar-a-existencia-da-sociedade-de-fato-entre-os-socios/797434442

    Informações relacionadas

    Markley Almeida , Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Resposta à Acusação (Ausência de Prova e Estado de Necessidade)

    Maurício de Freitas, Advogado
    Modelosano passado

    Resposta à acusação genérica

    Kaio Melo, Estudante de Direito
    Modeloshá 4 anos

    (Modelo) Contrarrazões ao Recurso de Apelação

    Eric Santos, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Resposta à Acusação (Genérica)

    Advogado Imobiliário CARRILLO, Advogado
    Artigoshá 11 anos

    Como comprovar uma sociedade empresarial de fato

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)