Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

A restituição e redução das contribuições previdenciárias da sua empresa

Publicado por Rodolfo Saraiva
há 6 anos


Todo empresa ou empregador paga a chamada contribuição previdenciária - conhecida como contribuição do INSS, que é calculada sobre os ganhos habituais dos empregados quando há prestação de serviço[1].

Sendo assim, devem ser excluídas da base de cálculo das contribuições para o INSS, os valores pagos pela empresa/empregador quando não se referir à prestação de serviço, como por exemplo: os primeiros 15 dias de afastamento por auxílio-doença e auxílio-acidente, salário maternidade, aviso prévio indenizado e vale-transporte, porque não houve exercício do trabalho por parte do empregado, sendo indevido pagar contribuição por esses valores.

Infelizmente, o INSS não reconhece essa tese, mas o Superior Tribunal de Justiça[2], já pacificou entendimento de que não devem compor a base de cálculo da contribuição previdenciária patronal o aviso prévio indenizado, um terço de férias gozadas ou indenizadas e os 15 dias de auxílio doença pagos pelo empregador.

Portanto, se a empresa ou empregador, nos últimos 5 anos, teve empregados que gozaram de aviso prévio indenizado, auxílio-doença ou férias, pode promover o pedido de restituição/compensação, bem como a cessação da incidência da contribuição previdenciária em casos futuros.

Referências:

[1] Artigo 22, inciso I, da Lei Lei 8.212/91

[2] Resp 1.322.945.

https://www.advsarad.com/noticias-artigos/a-restituiçãoeredução-das-contribuições-previdenciárias-da-sua-empresa

  • Publicações12
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações226
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-restituicao-e-reducao-das-contribuicoes-previdenciarias-da-sua-empresa/580841808

Informações relacionadas

Superior Tribunal de Justiça STJ - PETICAO DE RECURSO ESPECIAL: REsp XXXXX

Não incidência da contribuição previdenciária patronal sobre verbas indenizatórias

Ponto Jurídico, Advogado
Artigoshá 3 anos

Tudo sobre a recuperação de contribuições previdenciárias indevidas

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)