Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Ação que restringia funcionamento do aeroporto de Congonhas é extinta

    Publicado por COAD
    há 12 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve, na Justiça, a extinção de uma ação ajuizada por associações de moradores que pedia uma série de restrições ao uso do aeroporto de Congonhas em São Paulo devido ao ruído das aeronaves.

    A Associação dos Verdadeiros Amigos e Moradores do Jardim Aeroporto (Avamoja) e a Associação dos Moradores e Amigos de Moema (Amam) solicitavam, entre outras coisas, que o aeroporto funcionasse apenas no período de 7 às 23 horas e também que fosse feito um isolamento acústico em todo a área em torno do local.

    No entanto, a Procuradoria Regional da União da 3ª Região (PRU3), em defesa da Agencia Nacional de Aviacao Civil (Anac) e da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infreaero), demonstrou que o aeroporto foi construído antes das casas, portanto, a proximidade dos ruídos já era prevista.

    Os advogados alertaram que as aeronaves que utilizam o aeroporto de Congonhas são as que menos emitem ruído na atualidade e que não existe equipamento que possa reduzir ainda mais o ruído produzido pelas aeronaves em voo.

    Além disso, a AGU explicou que foi fixado um prazo para as associações apresentarem autorização dos associados para todos os pedidos que pretendiam levar adiante, e e que a ausência de atas das assembleias impossibilita o ingresso em juízo.

    A 2ª Vara Federal de São Paulo acolheu os argumentos da Procuradoria e extinguiu o processo, tendo em vista a irregularidade na representação processual das associações autoras. A decisão determina que as restrições de ordem judicial ao horário de funcionamento do aeroporto não existem mais, devendo ser respeitadas apenas as regulamentações da Anac e da Infraero no uso do aeroporto.

    A PRU3 é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.

    Ref.: Agravo de Instrumento nº 0035776-90.2010.4.03.0000 - 2ª. Vara Federal de São Paulo

    FONTE: Advocacia-Geral da União

    • Publicações40292
    • Seguidores1093
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações119
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acao-que-restringia-funcionamento-do-aeroporto-de-congonhas-e-extinta/3180774

    Informações relacionadas

    Freelancer Jurídico, Advogado
    Modelosano passado

    [Modelo] Emenda à Inicial - Ratificação do Valor da Causa e Atualização de Documentos

    Notíciashá 17 anos

    Aeroporto de Congonhas deve fechar entre 23h e 6h

    AÇÃO SOBRE HORÁRIO DE VOOS EM CONGONHAS É EXTINTA

    Notíciashá 17 anos

    Aeroporto de Congonhas deve fechar entre 23h e 6h

    Notíciashá 17 anos

    Justiça Federal nega liminar para fechar aeroporto de Congonhas

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)