Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ação revisional do FGTS

    O que se busca com a ação e quem são os titulares de direito.

    Publicado por Claudiane Cardoso
    há 3 anos

    Nos últimos dias muito se tem falado acerca da ação de correção dos valores de FGTS. Isto porque, o assunto ganhou destaque nacional novamente após o STF pautar para julgamento a ADI nº 5090 que versa sobre a matéria.

    Mas na realidade, o que se busca com essa ação revisional e quem teria direito a receber valores oriundos desta?

    Entenda:

    A ação de correção de valores do FGTS busca afastar a aplicação da TR como índice de atualização das contas vinculadas ao FGTS, sustentando que desde o ano de 1999 referido índice não repõe sequer a inflação, acabando por prejudicar financeiramente os titulares das contas vinculadas de FGTS.

    Dessa forma, uma vez verificado que o índice TR não é capaz de atualizar os valores de FGTS frente à inflação, se busca a aplicação de outro índice para tanto, sendo o IPCA-E o índice mais comumente apontado.

    Cumpre destacar que, recentemente, o STF vem se posicionando pela inconstitucionalidade da TR, conforme ocorreu no ano de 2013, no julgamento das ADIs nºs 4357, 4372, 4400 e 4425, quando declarou a inconstitucionalidade do § 12 do artigo 100 da Constituição Federal, que dispunha a respeito da TR como índice de atualização dos juros de mora dos créditos inscritos em precatórios.

    Bem como, no final do ano de 2020, em julgamento conjunto das ADCs 58 e 59 e ADIs 5.867 e 6.021, ocasião em que o STF decidiu pela inconstitucionalidade da aplicação da TR como índice de atualização monetária de débitos trabalhistas e de depósitos recursais na esfera da Justiça do Trabalho.

    Assim, analisando o entendimento já manifestado pelo STF com relação à TR, há possibilidade de que novamente se entenda que tal índice também deverá ser substituído no caso de atualização dos valores do FGTS.

    Os titulares de direito para o ajuizamento da ação de correção do FGTS são todas as pessoas que trabalharam com carteira assinada a partir do ano de 1999, ou seja, que tiveram valores depositados em suas contas vinculadas do FGTS no período.

    Fonte: ConJur

    • Publicações37
    • Seguidores24
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações114
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acao-revisional-do-fgts/1204234770

    Informações relacionadas

    Maira Sibele Santos, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Ação Revisional do FGTS

    Luana Linhalis Boschetti, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Ação Revisional de FGTS

    Petição Inicial - TRF03 - Ação Revisional do Fgts - Procedimento Comum Cível

    Carlos Eduardo Vanin, Advogado
    Notíciashá 9 anos

    Adicional de hora extra

    Direito para A Vida, Jornalista
    Modelosano passado

    [Modelo] Ação de correção do FGTS - 2023

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)