Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Ação Revisional do FGTS.


Como é sabido, todos os trabalhadores têm direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O saldo fica retido na Caixa Econômica Federal, e é atualizado mês a mês pelo índice TR (taxa referencial). Ocorre que, desde o ano de 1999 a TR deixou de refletir a variação inflacionária da moeda. Ou seja, a taxa de juros (TR) deixou de acompanhar a evolução histórica do país desde 99, e ainda, desde 2013 o saldo de FGTS não teve nenhuma valorização!

Assim, todos os trabalhadores que tiveram contribuições de FGTS entre 1999 e 2013 podem pleitear em juízo a correção do saldo do FGTS por meio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o que geraria um considerável aumento do saldo.

Mas atenção, o prazo para ajuizar o pedido em juízo se encerrará em novembro do presente ano, de modo que os interessados deverão ingressar com a medida até 31 de outubro.

#FGTS #atualização #TR #INPC #IPCA

  • Publicações6
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações188
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acao-revisional-do-fgts/759475885

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Dr Cristofano,, olá!

A ADI 5090 deve ser julgado pelo STF agora em dezembro/2019.

Perguntei para alguns advogados aqui na minha associação de aposentados e disseram que o STF deve rejeitar e os processos serão negados...

O senhor tem essa impressão também? continuar lendo

Olá Luiza,

Ainda é muito discutível! O prazo prescricional se encerrará antes do julgamento do STF, ou seja, tem que arriscar.

Minha opinião é para ajuizar nas pequenas causas (sem custas e sem sucumbência) e torcer para o STF julgar procedente o pedido.

Att., continuar lendo