Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Ação sobre pesquisa Mineral volta a julgamento

O Departamento Nacional de Produção Mineral Dnpm/rn moveu recurso (Apelação Cível Nº 2012.008072-0), junto ao TJRN, que reformou uma sentença inicial, que havia extinguido o processo relativo a um Alvará de Pesquisa.

A sentença inicial foi dada em razão de suposta inconstitucionalidade do procedimento previsto no Decreto nº 62.934/1968.

O autor do Apelo, no entanto, alega que o Alvará de Pesquisa Mineral é regido pelo Código de Mineracao que lhe atribuiu um procedimento diferenciado, não se podendo duvidar que o processo serve para averiguar o valor da renda pela ocupação do solo devida aos proprietários e/ou posseiros durante o período de realização dos trabalhos de pesquisa autorizados pelo órgão competente, bem como de possível indenização por perdas e danos causados à superfície neste período.

A decisão ressaltou que, por sua vez, o Superior Tribunal de Justiça editou a Súmula 238, estabelecendo a competência da Justiça Estadual para processar e julgar os feitos avaliatórios concernentes a autorização de pesquisa mineral.

Desta forma, a decisão no TJRN determinou o retorno dos autos a Vara de Origem para o regular processamento do feito, consubstanciada na avaliação judicial e fixação do quantum da renda e possível indenização compatível a pesquisa realizada no solo, nos moldes do art. 27 e 28 do Código de Mineracao.

A sentença inicial foi dada pela Vara Única da Comarca de Baraúna.

  • Publicações8049
  • Seguidores262
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações19
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acao-sobre-pesquisa-mineral-volta-a-julgamento/100219922

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)