Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Acidente durante aviso prévio não garante imóvel para zelador

    Publicado por Justilex
    há 18 anos

    A ocorrência de acidente no curso do aviso prévio desobriga o empregador ao fornecimento da moradia a zelador pois, durante o período de suspensão do contrato de trabalho, não há prestação de serviços. Com este entendimento, os juízes da 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP) mantiveram a reintegração de posse de imóvel do Condomínio Edifício Mar Dourado, ocupado por zelador afastado pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INSS).

    Após ser demitido pelo condomínio, o zelador completava o periodo do aviso prévio quando sofreu um acidente e foi afastado da função pelo INSS, sem previsão de alta médica.

    Como o condomínio solicitou a reintegração de posse do imóvel, o zelador recorreu à Vara do Trabalho de Praia Grande, alegando que seu contrato de trabalho estava suspenso, o que lhe daria o direito a residir no imóvel assegurado por acordo coletivo da categoria.

    Após ter seu pedido negado pela 2ª Vara do Trabalho de Praia Grande, o zelador recorreu ao TRT-SP.

    Para a juíza Maria Aparecida Pellegrina, relatora do recurso no Tribunal, "a ocorrência de acidente de trabalho, durante o aviso prévio trabalhado, não pode ser encarada como ato tendente a inviabilizar a despedida."

    A juíza relatora concluiu: "o afastamento do empregado, causado por acidente de trabalho, mesmo o ocorrido no aviso-prévio trabalhado, enquadra-se como suspensão do contrato de trabalho. Segundo expressa previsão legal (art. 467 da CLT c/c art. 20 e seguintes da Lei 8.213 /91), esse período não é remunerado pelo empregador. Também não haverá prestação de serviço pelo empregado."

    Além disso, a juíza observou que a norma coletiva que rege a categoria não prevê o fornecimento de moradia ao zelador no caso de suspensão do contrato de trabalho.

    A juíza Pellegrina manteve a decisão que determinou a desocupação do imóvel e foi acompanhada pela unanimidade dos juízes da 2ª Turma.

    PROC. TRT/SP Nº

    • Publicações3628
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acidente-durante-aviso-previo-nao-garante-imovel-para-zelador/13392

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)