Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Acordos trabalhistas que versam sobre verbas de natureza salarial não poderão mais ser declaradas como verbas indenizatórias

Publicado por Lana Abadia
há 5 anos

O Direito do Trabalho iniciou esta semana com novidades na legislação trabalhista, com a publicação nesta segunda-feira (23) da Lei nº 13.876, de 20 de setembro de 2019, no Diário Oficial da União.

Agora os acordos trabalhistas que envolverem verbas de natureza salarial, como horas extras, décimo terceiro, férias, não poderão mais ser declaradas como verbas indenizatórias e será preciso efetuar o desconto de Imposto de Renda desses valores.

Era comum que nos acordos entre empresas e trabalhadores colocarem todo o valor a título de indenização para fugir da cobrança de impostos, reduzindo o que a empresa precisa pagar ao empregado e aumentando o ganho do trabalhador que não precisava pagar o imposto de renda.

No entanto, as verbas indenizatórias, como prêmios, danos morais, continuarão livres do pagamento de impostos.

A nova lei ainda prevê que não poderá ter base de cálculo inferior a um salário-mínimo por mês ou menor que a diferença entre a remuneração devida e a efetivamente paga pelo empregador, que também não pode ser inferior ao salário-mínimo.

O objetivo do Governo com a alteração é arrecadar até 20 bilhões de reais nos próximos dez anos com o recolhimento de Imposto de Renda sobre verbas remuneratórias dos acordos trabalhistas.

LANA OLIVEIRA

Advogada e Consultora Jurídica, idealizadora do instablog @juridiquissima

  • Publicações16
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações137
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acordos-trabalhistas-que-versam-sobre-verbas-de-natureza-salarial-nao-poderao-mais-ser-declaradas-como-verbas-indenizatorias/761935666

Informações relacionadas

André Coelho , Advogado
Modeloshá 6 anos

Modelo de Parecer Jurídico.

Informativo Trabalhista, Advogado
Artigoshá 9 anos

Quais são as verbas rescisórias?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)