Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Adolescente consegue autorização para cantar em casas noturnas

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 9 anos

    O cantor Carlos Eduardo Ferreira Ramos, de 16 anos, conseguiu junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) o direito de se apresentar em shows noturnos. A decisão monocrática é da desembargadora Beatriz Figueiredo Franco (foto), contra negativa do Ministério Público Estadual, que alegava trabalho não apropriado ao menor.

    Para se apresentar, o jovem deverá estar acompanhado do pai e frequentar regularmente a escola. Os shows não poderão ser feitos em boates, locais de má fama, insalubres ou perigosos e, ainda, o horário não poderá ultrapassar as 2 horas da madrugada. Se as condições não forem obedecidas, o alvará judicial de permissão poderá ser revogado.

    Em primeiro grau, na Vara da Infância e Juventude da comarca de Mineiros, cidade onde mora o rapaz, a autorização já havia sido expedida, mas o órgão ministerial recorreu. O MP alegou que, como se trata de menor de 16 anos, o trabalho propício seria na condição de aprendiz, o que não se configura no caso.

    Contudo, a desembargadora ponderou que o garoto não pretende estabelecer relação de aprendizagem, como precipitadamente inferiu o apelante, mas sim firmar contrato de trabalho na condição de autônomo, devidamente assistido pelo pai, prestando serviços em espetáculos musicais sob credenciamento da Ordem dos Músicos do Brasil. Além disso, a magistrada considerou os artigos (inciso 9), (inciso 33) e 208 (inciso 5), da Constituição Federal, que permitem inferir que as crianças e adolescentes podem exercer atividades remuneradas em apresentações artísticas, resguardada sua integridade física e moral. Veja decisão. (Texto: Lilian Cury Edição: Aline Leonardo - Centro de Comunicação Social do TJGO)

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1920
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/adolescente-consegue-autorizacao-para-cantar-em-casas-noturnas/165025016

    Informações relacionadas

    Josiane Coelho Duarte Gearola, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Da possibilidade de autorização do trabalho artístico infantil

    Tribunal Superior do Trabalho
    Notíciashá 10 anos

    Justiça do Trabalho estabelece sua competência para autorizar trabalho de menores de idade

    Avvocato Meggie Lecioli, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Permissão judicial para trabalho artístico de criança e adolescente

    Tribunal de Justiça de Goiás
    Jurisprudênciahá 6 anos

    Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - Apelação (CPC): XXXXX-82.2016.8.09.0052

    Angélica Alkmim, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Trabalho Infantil Artístico: Possibilidade de Autorização Legal

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Olá! O link não está mais disponível, há outro em que haja a ementa da decisão? continuar lendo