Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Advocacia-Geral pede suspensão de norma municipal que limita indevidamente as atividades no Porto de Santos/SP

    há 10 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com pedido, no Supremo Tribunal Federal (STF), para suspender artigos da Lei Complementar nº 730/2011 do município de Santos/SP por violar os preceitos fundamentais da Constituição Federal. O documento, assinado pela Presidenta da República, Advogado-Geral da União e pelo Secretário-Geral de Contencioso substituto, defende que a regra invadiu a competência da União sobre o tema e pode trazer prejuízos a atividade portuária no local.

    Com a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), a AGU quer a suspensão da expressão "exceto granel sólido" prevista no artigo 17 e outras regras da Lei Complementar Municipal afrontam os preceitos fundamentais constitucionais, pois excluem da categoria de uso (referente às atividades desenvolvidas na área isolada da zona portuária de Santos/SP) as instalações destinadas ao comércio e/ou armazenagem de granéis sólidos.

    A AGU destacou que a lei municipal ainda condiciona, indevidamente, a concessão de licença para ampliação de edificações, consideradas desconformes, à prévia autorização do município, violando o pacto federativo entre União, estados, o Distrito Federal e municípios, "uma vez que, a pretexto de legislar sobre matéria relativa ao uso e à ocupação do solo, dispôs sobre tema referente ao regime de portos, ultrapassando, assim, sua competência legislativa", diz um trecho da ADPF.

    Prejuízos

    De acordo com a AGU, as restrições previstas nas normas questionadas podem trazer sérios prejuízos à exploração da atividade portuária na região, atingindo não apenas arrendamentos já existentes, mas também as áreas submetidas a licitação, já que no local é comum realizar operações inclusive com granéis sólidos de origem vegetal e mineral.

    Além disso, a Advocacia-Geral explica que a União, por meio da Secretaria de Portos da Presidência da República, editou a Portaria nº 15/2013 sobre as informações relativas aos empreendimentos dentro dos Portos Marítimos Organizados passíveis de serem licitados, conforme previsto no artigo 49 da Medida Provisória nº 595/2012. Dentre esses empreendimentos, a Advocacia-Geral cita que há 26 áreas no município de Santos, cujo processo licitatório está em andamento.

    Invasão de competência

    Segundo a Advocacia-Geral, a Constituição traça, por meio dos artigos 21 a 24, o sistema de repartição de competências legislativas e administrativas das unidades políticas. Esse sistema firmou-se em conformidade com o princípio geral da predominância do interesse, tendo sido conferidas à União as matérias e circunstâncias de interesse geral; aos estados-membros, as de interesse regional; e aos municípios, as de interesse local.

    No pedido, a AGU também sustenta que a Corte Suprema já tem entendimento pacificado, no sentido da inconstitucionalidade de normas estaduais ou municipais que tenham como objetivo matérias de competência privativa da União. A ADPF pede a concessão de liminar para suspender a expressão "exceto granel sólido", o item IV do anexo II, bem como o inciso IIIdo parágrafo 3º do artigo 22, todos da Lei Complementar 730/2011, até que seja julgada em definitivo a arguição pelo Supremo.

    Os graneis são cargas que necessitam ser individualizadas, subdividindo-se em graneis sólidos e graneis líquidos. São graneis sólidos: os minérios de ferro, manganês, bauxita, carvão, sal, trigo, soja, fertilizantes, etc. São graneis líquidos: o petróleo e seus subprodutos, óleos vegetais, etc.

    Leane Ribeiro

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advocacia-geral-pede-suspensao-de-norma-municipal-que-limita-indevidamente-as-atividades-no-porto-de-santos-sp/112356115

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)