Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Advogados dativos do interior só podem ajuizar ação de execução contra o estado na comarca de domicílio

    há 9 anos

    Desde 23 de junho de 2015, os advogados dativos do interior deverão ajuizar ação de execução contra o estado de Minas Gerais somente na comarca em que reside.

    Conforme preceitua os artigos 23 e 28 da lei 12.153/2009, encerrou-se (em 23 de junho de 2015) a limitação de competência dos Juizados Especiais da Fazenda Pública.

    Em virtude desta lei, todas as ações propostas contra entes públicos, mais especificamente, as ações de execução propostas contra o estado de Minas Gerais, referentes ao recebimento dos honorários de dativos (que estejam aquém de 60 salários mínimos), serão processados nos Juizados dotados de competência fazendária.

    As ações ajuizadas até 22 de junho de 2015, perante as varas da Fazenda Pública e Autarquia de Belo Horizonte, seguirão o regular processamento.

    A partir daí, as Varas da Fazenda Pública Estadual e Autarquia de Belo Horizonte passam a ter incompetência absoluta, motivo pelo qual todos os processos distribuídos até esta data serão extintos, sem julgamento do mérito.

    Desta forma, as varas da Fazenda Pública Estadual e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte, são totalmente incompetentes para processar e julgar as ações contra o estado de Minas Gerais.

    Por isso, o Departamento de Defensores Dativos da OAB/MG não poderá ajuizar as ações de cobrança e/ou execução de honorários de dativos contra o estado de Minas Gerais, na comarca de Belo Horizonte, dos advogados residentes em outra comarca.

    • Publicações4752
    • Seguidores148
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações374
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogados-dativos-do-interior-so-podem-ajuizar-acao-de-execucao-contra-o-estado-na-comarca-de-domicilio/245491923

    Informações relacionadas

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 13 anos

    Ação de arbitramento de honorários é de competência do foro onde escritório de advocacia está localizado

    Ricardo Berbetz, Advogado
    Modeloshá 8 anos

    Execução de honorários Advogado Dativo

    Raphael Modenese, Advogado
    Artigosano passado

    Advogado Dativo: Uma forma de ganhar experiência no início da advocacia

    Alecio Araujo Dias, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    O cumprimento de sentença pode ser movido em outra comarca?

    Cesar Rabelo, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Execução por quantia certa contra a Fazenda Pública - Honorários Advogado Dativo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)