Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Advogados de Lula recorrem de decisão que rejeitou recurso ao Supremo

    Publicado por Justificando
    há 6 anos

    A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou hoje (25) com um agravo para que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) reconsidere a decisão que rejeitou o recurso extraordinário, destinado ao Supremo Tribunal Federal (STF), contra a condenação do petista a 12 anos e um mês de prisão no caso do tríplex do Guarujá.

    O recurso foi rejeitado pela vice-presidente do TRF4, Maria de Fátima Freitas Laberrère, na última sexta-feira (22). A magistrada considerou que os argumentos da defesa, de que houve violação a princípios constitucionais no julgamento do triplex, não merece prosperar.

    Um dos principais argumentos da desembargadora foi o de que seria necessário o reexame de provas para verificar as irregularidades alegadas pela defesa, e isso não seria permitido pela jurisprudência do próprio Supremo.

    No agravo protocolado nesta segunda-feira, a defesa rebateu a desembargadora:

    Afirmou a equipe de oito advogados que representa Lula, entre eles Sepúlveda Pertence, ex-presidente do STF, Cristiano Zanin Martins e José Roberto Batochio.

    Para os advogados, não é necessário reexaminar provas para que sejam observadas violações a princípios constitucionais como o da imparcialidade do juiz e da presunção da inocência.

    Leia mais:

    Prisão de Lula é ilegal, diz ministro do STF

    Com perfil garantista, Segunda Turma do STF poderá votar pela liberdade de Lula

    Recurso de Lula será julgado dia 26 de junho

    A defesa de Lula pretende que o TRF4 volte atrás e admita o recurso para ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal, o que poderia suspender a execução da pena e determinar a soltura do ex-presidente, preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

    O pedido de efeito suspensivo, quando o recurso extraordinário suspende a execução de pena, estava marcado para ser julgado amanhã (26) pela Segunda Turma do STF, mas o julgamento foi cancelado após o TRF4 rejeitar o recurso extraordinário.

    Apesar de ter rejeitado o recurso extraordinário ao STF, o TRF4 aceitou o recurso especial, destinado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em um dos pontos destacados pela defesa, relativo à multa imposta ao ex-presidente na condenação.

    Fonte: EBC.

    • Sobre o autorMentes inquietas pensam Direito.
    • Publicações6576
    • Seguidores935
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogados-de-lula-recorrem-de-decisao-que-rejeitou-recurso-ao-supremo/593995763

    Informações relacionadas

    Justificando
    Notíciashá 6 anos

    Quem pagará a conta se Lula for inocentado?

    Justificando
    Notíciashá 6 anos

    Prisão de Lula é ilegal, diz ministro do STF

    Justificando
    Notíciashá 6 anos

    Recurso de Lula será julgado dia 26 de junho

    Justificando
    Notíciashá 6 anos

    Juristas pela Democracia denunciam Moro ao CNJ

    Justificando
    Notíciashá 6 anos

    Lula e as encruzilhadas da democracia

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)