Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Advogados são algemados pela PRF e alegam revista injustificada

Comissão de prerrogativa da OAB Guarulhos estava presente na delegacia para prestar apoio e solidariedade aos advogados.

Publicado por Davi D'lírio
há 2 anos

Na última sexta-feira, 1º, dois advogados no exercício da profissão foram interceptados pela PRF e, de forma arbitrária, algemados e conduzidos à delegacia. Segundo a OAB Guarulhos, os policiais acusaram um dos advogados de porte de armas e drogas em seu veículo. A subseção alegou conotação arbitrária e racial na conduta dos policiais.

Assista ao vídeo:

Entenda

Estavam presentes na abordagem, incialmente, o advogado Luiz Carlos Tiburcio da Silva Junior e sua noiva Bruna, também advogada. Após condutas arbitrárias terem ocorrido, a advogada Rubia foi chamada para comparecer ao local na condição de irmã de Luiz e advogada dos abordados.

Segundo relatos de Luiz, ele teria sido acusado de não ser o dono do carro abordado, bem como de ter armas e drogas no veículo. "Apontaram que eu tinha feito uso de drogas naquele carro. Posteriormente, acusaram que o carro havia sido utilizado para usar drogas", afirmou.

"Eu lamento muito ter passado por isso. Lamento também pela minha noiva e pela minha irmã, que juntamente comigo foi algemada. Os vídeos são claros, não havia nada que justificasse a conduta, me acusaram de vários crimes."

O advogado ainda contou que pediu várias vezes para ser conduzido a uma delegacia ou para alguma autoridade policial, todavia, o pedido só foi atendido às 12h, três horas após a abordagem policial.

"Quando cheguei na delegacia e fui liberado, tive meus direitos devolvidos. Até lá, fui ameaçado várias vezes."

Para a advogada Rubia, o fato que gerou a condução abusiva ocorreu devido a sua insistência em não permitir que o carro ficasse no local apenas na presença dos policiais, enquanto os abordados seriam conduzidos à delegacia.

"Pela minha insistência em filmar os cães farejadores buscando algo no carro que não foi explicado, levei mais de 3 empurrões e levei solavancos", contou a advogada.

Apoio da classe

A comissão de prerrogativa da OAB Guarulhos estava presente na delegacia para prestar apoio e solidariedade aos advogados. Ademais, ainda na live transmitida pelo Instagram, esclareceram que "quando a dra. Rubia se mostra contrária a uma busca do veículo sem a presença do averiguado, ela está exercendo a advocacia".

  • Sobre o autor"A advocacia não é profissão de covardes" - Heráclito Fontoura Sobral Pinto
  • Publicações940
  • Seguidores103
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações201
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogados-sao-algemados-pela-prf-e-alegam-revista-injustificada/1564780431

Informações relacionadas

STF: Tráfico privilegiado implica regime aberto e substituição da prisão por penas restritivas de direitos.

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
Felipe Depra
1 ano atrás

Só não estão presos aguardando julgamento por serem advogados. continuar lendo

Qual é a novidade? São advogados (a) e são negros. Só o fato de serem advogados, para a polícia, já justifica as suas estúpidas atitudes, sendo negros, então…. Afinal “isto é Brasil” continuar lendo

Priscila Gomes
1 ano atrás

Uma vergonha! Nosso país esta uma vergonha! continuar lendo