Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Agora é Lei: Multa em Autuação Fiscal não Pode Ultrapassar 100% do Crédito Tributário

Por meio da promulgação das partes vetadas da Lei 14.689/2023, o Congresso Nacional reestabeleceu o artigo 14 e seus parágrafos da referida Lei, que haviam sido vetados pelo Executivo Federal.

Publicado por Grupo Bettencourt
há 4 meses

O artigo prevê que fica cancelado o montante da multa em autuação fiscal, inscrito ou não em dívida ativa da União, que exceda a 100% (cem por cento) do valor do crédito tributário apurado, mesmo que a multa esteja incluída em programas de refinanciamentos de dívidas, sobre as parcelas ainda a serem pagas que pelas referidas decisões judiciais sejam consideradas confisco ao contribuinte.

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional providenciará, de ofício, o imediato cancelamento da inscrição em dívida ativa de todo o montante de multa que exceda a 100% (cem por cento), independentemente de provocação do contribuinte, e ficará obrigada a comunicar o cancelamento nas execuções fiscais em andamento.

O montante de multa que exceder a 100% (cem por cento) nas autuações fiscais, já pago total ou parcialmente pelo contribuinte, apenas poderá ser reavido, se não estiver precluso o prazo, mediante propositura de ação judicial, ao final da qual será determinado o valor apurado a ser ressarcido, que será liquidado por meio de precatório judicial ou compensado com tributos a serem pagos pelo contribuinte.

Fonte.

  • Sobre o autorEcossistema de Negócios
  • Publicações1578
  • Seguidores176
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações152
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agora-e-lei-multa-em-autuacao-fiscal-nao-pode-ultrapassar-100-do-credito-tributario/2124607287

Informações relacionadas

Grupo Bettencourt, Contador
Notíciashá 4 meses

Construtora indenizará por entrega de imóvel sem conformidade com material publicitário

MLAF Advogados Associados, Advogado
Notíciashá 4 meses

Reajuste nas Aposentadorias do INSS em 2024: Saiba o que Muda!

Rafael Rocha Filho, Estudante de Direito
Notíciashá 4 meses

O acordo que reduziu mais de 400 mil reais de um financiamento imobiliário

Grupo Bettencourt, Contador
Notíciashá 4 meses

Alteração da Alíquota Geral do ICMS nos Estados em 2024

Amanda Lima, Advogado
Notíciashá 4 meses

Medida Provisória 1.202/23 e Programa Emergencialde Retomada do Setor de Eventos (PERSE)

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)