Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    AMB é contra PEC que vincula salário de carreiras do Executivo ao do STF

    A AMB emitiu nesta quarta-feira (05) uma nota técnica contra a Proposta de Emenda à Constituição que vincula os salários do advogado-geral da União e dos procuradores estaduais e municipais a 90,25% do salário de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) (PEC 443/2009). O texto está na pauta de votações da Casa e com o substitutivo aprovado na comissão especial o alcance da PEC foi estendido às carreiras da Defensoria Pública da União, delegado de Polícia Federal, delegado de Polícia Civil dos estados e do Distrito Federal e aos procuradores municipais das capitais dos estados e dos municípios com mais de 500 mil habitantes.

    “Em que pese a relevância das carreiras em questão, a equiparação remuneratória pretendida encontra obstáculo no parágrafo 1º do artigo 39 da Constituição Federal, ao preceituar que para fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório, deve ser observada a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira; os requisitos para a investidura e as peculiaridades dos cargos”, diz a nota técnica.

    A AMB afirma ainda que a equiparação da remuneração dessas carreiras à dos membros da magistratura e do Ministério Público ignora as diferenças existentes quanto à natureza, o grau de responsabilidade, a complexidade, os requisitos para a investidura e as especificidades de cada cargo.

    “Portanto, ao ser aprovada a PEC 443/2009, estará, na verdade, criando um desequilíbrio entre as carreiras envolvidas, já que todos estarão equiparados aos vencimentos da magistratura sem, no entanto, estarem equiparados nas vedações e restrições, impostas apenas à magistratura”, explica a nota da entidade.

    • Publicações7931
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/amb-e-contra-pec-que-vincula-salario-de-carreiras-do-executivo-ao-do-stf/217046496

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)