Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Amigo concurseiro não se desespere! Entenda de uma vez por todas o que ocorrerá em 2016

Há oportunidades mesmo com suspensão dos concursos do governo federal.

há 9 anos

Amigo concurseiro no se desespere Entenda de uma vez por todas o que ocorrer em 2016

Mais uma vez, a notícia de que concursos serão suspensos deixa os candidatos alarmados e preocupados com o futuro de seu projeto. Mas é preciso muita serenidade para analisar os fatos antes de mudar de planos ou entrar em desespero.

Para começar, toda essa confusão em nada afeta os concursos estaduais ou municipais. Então, considerando que o Brasil tem 26 estados, o Distrito Federal e mais de 5 mil municípios, são muitas oportunidades em todas as áreas.

Concursos já autorizados


No que se refere aos concursos federais, as notícias dão conta de um contingenciamento para os concursos de 2016. Aqueles que já foram autorizados em 2015, em princípio, podem ter seus editais liberados.

Veja alguns dos que são aguardados em breve: INSS, ANAC, ANP, ANS, IBGE e FUNAI.

Para 2016

Além disso, mesmo para o próximo ano, a situação não é tão absoluta assim. O governo precisa cortar gastos e isso não é novidade. Apontar para os concursos também não é novidade – já aconteceu antes. Em 2012, o corte foi de R$ 55 bilhões, com a mesma ameaça sobre os concursos. Entretanto, foram realizados concursos para auditor e analista da Receita Federal e para todos os cargos da Polícia Federal, para citar somente alguns dos concursos mais cobiçados pelos candidatos.

Isso porque a realização de um concurso público acontece quando é necessária a reposição de funcionários para garantir a continuidade da prestação de um determinado serviço à sociedade. Portanto, há situações em que o próprio Tribunal de Contas da União já determinou a regularização da situação, por meio de termo de ajustamento de conduta, para recomposição de quadros ameaçados pela quantidade de funcionários em condições de aposentadoria ou para substituição de terceirizados que estão ocupando irregularmente vagas que deveriam ser destinadas a concursados.

Outro aspecto a ser levado em conta é que empresas públicas e sociedades de economia mista que tenham orçamento próprio também não dependem de autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para realizar concurso. É o caso do Banco do Brasil, da Petrobras, do BNDES, dos Correios, entre outros.

Conforme proposta dos ministros do Planejamento e da Fazenda, a redução atingiria também os concursos dos poderes Legislativo e Judiciário. Mas é preciso lembrar que existe a independência entre os poderes e que não há necessidade de autorização do ministro do Planejamento para realização de concursos, exceto naqueles do poder executivo.

O que fazer

A preparação para ser aprovado num concurso público é algo que demora algum tempo e está sujeita a muitas interferências. O candidato precisa saber tomar algumas precauções para poder seguir no projeto, independentemente do que aconteça.

1 – organize a situação financeira para poder seguir estudando até passar (não há prazo para isso acontecer). Pode ser uma reserva financeira proveniente de uma demissão, um acordo com familiares para ter suporte material enquanto estuda ou a decisão de conciliar trabalho e estudo.

2 – escolha o tipo de concurso que interessa e estude as matérias básicas cobradas em todos os editais, com antecedência. Desta forma, você já pode antecipar boa parte do conteúdo, independentemente do edital que sair – seja ele municipal, estadual ou federal, desde que da área escolhida. Isso dará boa vantagem em relação aos outros candidatos quando o edital for publicado.

3 – fique atento a concursos paralelos ou intermediários. Mesmo que não seja exatamente o seu sonho de consumo, pode ser interessante fazer um concurso parecido ou até abaixo do desejado, enquanto continua estudando para outros mais atrativos. Afinal, também no mercado privado pessoas estão aceitando colocações um pouco abaixo de sua qualificação.

Já aprovados

A nomeação de candidatos que já foram aprovados dentro de vagas oferecidas no edital, se para a esfera federal, pode demorar um pouco, mas não está sob risco.

Fonte: Portal G1 - Concursos e Empregos (Lia Salgado)

Você deseja ser aprovado em concurso público, mas se sente perdido e não sabe nem por onde começar? O Ex-Defensor Público Gerson Aragão disponibilizou gratuitamente seu livro com dicas e estratégias valiosas para quem vai prestar concurso. Aproveite e Baixe Gratuitamente o Livro Clicando Aqui.

  • Sobre o autorAcredita na Tríade da Aprovação
  • Publicações85
  • Seguidores510
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações343
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/amigo-concurseiro-nao-se-desespere-entenda-de-uma-vez-por-todas-o-que-ocorrera-em-2016/234257531

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)