Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Aposentado diagnosticado com demência tem direito a isenção de imposto de renda

Publicado por Andre Mansur Brandao
há 4 anos


O Distrito Federal foi condenado a devolver valores e isentar imposto de renda descontado de um aposentado que foi diagnosticado com um tipo de demência de origem desconhecida. De acordo com decisão da 7ª Vara da Fazenda Pública o ex-servidor está apto ao benefício de isenção do tributo.

O caso

O aposentado de 79 anos de idade foi diagnosticado com queda gradual de sua capacidade cognitiva em 2016 e, desde então, tem o Imposto de Renda retido na fonte pelo Governo do Distrito Federal – GDF. Ao buscar seus direitos, requereu a isenção e a restituição de todo valor descontado desde a época do diagnóstico.

O DF, em sua defesa, alegou improcedente a ação e que o diagnóstico deveria ser comprovado por meio de laudo pericial emitido pela Diretoria de Perícias do Distrito Federal, que não foi entregue pelo reclamante.

Visão da Justiça

Para o juiz que acolheu o caso, os aposentados acometidos com doenças incapacitantes devem ter isenção de imposto de renda, mesmo que tenha ocorrido após a aposentadoria. O magistrado entendeu que os laudos particulares apresentados nos autos eram suficientes para comprovar a veracidade do caso.

Desse modo, o juiz concedeu o benefício ao autor e condenou o estado a devolver os valores devidos desde 2016, além de isentar o tributo cobrado.

Cabe recurso da sentença.

Fonte: TJDFT

www.andremansur.com.br

  • Sobre o autoradvogado apaixonado pela justiça!
  • Publicações404
  • Seguidores138
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações132
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aposentado-diagnosticado-com-demencia-tem-direito-a-isencao-de-imposto-de-renda/809346613

Informações relacionadas

Gustavo Sabião, Advogado
Notíciashá 2 anos

Justiça determina que União restitua valores descontados a título de imposto de renda em pensão recebida por pessoa incapaz

Hiromoto Advocacia, Advogado
Artigoshá 5 meses

Conheça os direitos das pessoas com Alzheimer

Patrícia Bonetti, Advogado
Artigoshá 2 anos

Quem pode receber o auxílio-doença parental?

Victor H Scabora Franco, Advogado
Artigoshá 3 anos

Auxílio por Incapacidade Temporária Parental ou Auxílio-Doença Parental

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)