Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Aposentadoria por Invalidez é concedida quando existe a incapacidade para o trabalho

O trabalhador deverá passar por uma perícia médica no INSS. É o entendimento deste perito que fará o benefício ser concedido ou não.

há 5 anos

Diferente do auxílio-doença que exige uma incapacidade temporária, ou seja, o trabalhador (a) pode retornar ao trabalho depois que se recuperar, e do auxílio-acidente, que exige uma incapacidade parcial, ou seja, o segurado pode retornar ao trabalho, porém, com limitações físicas, a aposentadoria por invalidez exige uma incapacidade total e permanente.

A advogada Letícia Emanuele Agostini explica que para ter esse direito, o trabalhador (a) não consegue desenvolver a atividade profissional; precisa estar contribuindo para a Previdência no momento do acontecimento que lhe deixou incapacitado para o trabalho; ter um tempo mínimo de pelo menos 12 contribuições para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Porém, em caso de acidente de qualquer natureza e para alguns tipos de doença esse período não é exigido pela Lei. Cada caso deve ser analisado. Diferente do Auxílio Acidente, esse benefício não permite a continuidade do trabalho remunerado”.

Para ter acesso a este benefício, o trabalhador deverá passar pela avaliação do médico perito do INSS. “É preciso fazer o agendamento, comparecer no dia marcado com exames, atestados e laudos médicos que comprovam a lesão, seja por acidente ou por doença. A decisão de conceder ou não o benefício, passa pelo entendimento do perito, porém, caso ele negue o benefício, existem outros caminhos que o trabalhador pode estar percorrendo, contestando a decisão do INSS”, afirma a Letícia.

A advogada alerta que esse benefício não é vitalício e existem situações que ele pode ser cancelado como:

– Caso a aposentado volte a trabalhar, o benefício será automaticamente cancelado;

– Em caso de óbito do segurado, o benefício poderá ser alterado para pensão por morte;

– Se o aposentado recuperar as condições para que possa voltar a trabalhar.

Na aposentadoria por invalidez, se o aposentado necessitar de auxílio permanente de outra pessoa, ele tem direito a um adicional de 25% no valor do seu benefício. Para isso, basta efetuar o requerimento em uma agência do INSS. Além disso, o aposentado passará por nova perícia médica.

https://www.youtube.com/watch?v=1xRER7peRdI&t=2s

https://www.calgaro.adv.br/informativos/40-8203aposentadoria-por-invalidezeconcedida-quando-existeaincapacidade-paraotrabalho

Fonte: Andrieli Trindade - Jornalista /Calgaro Advogados Associados - OAB-SC 3420

Carlos Alberto Calgaro - Advogado especialista em Direito Previdenciário - contato@calgaro.adv.br

  • Publicações157
  • Seguidores23
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações116
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aposentadoria-por-invalidez-e-concedida-quando-existe-a-incapacidade-para-o-trabalho/745467736

Informações relacionadas

Paulo Antonio Papini, Advogado
Notíciashá 9 anos

Cinegrafista incapacitado por doença profissional será indenizado

DECISÃO: CRP/BA reconhece a incapacidade temporária de segurada para a concessão de auxílio- doença

Deferida indenização a trabalhadora que teve doenças nos membros superiores agravadas pelo serviço

Âmbito Jurídico
Notíciashá 7 anos

Doença ocupacional gera pensão por tempo determinado

Consultor Jurídico
Notíciashá 8 anos

Empresa pode parcelar pagamento de indenização por incapacitação temporária

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)