Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Aprovado incentivo fiscal para indústria têxtil que investir em reciclagem

    Fabricante que promover saída de produtos têxteis produzidos a partir do uso de resíduos desse produto em geral, retalhos de tecidos recicláveis ou materiais derivados da moagem ou trituração de resíduos plásticos recicláveis, inclusive garrafa PET, em seu processo produtivo, poderá promover crédito presumido da importância equivalente a 80% do valor do ICMS incidente sobre a respectiva operação de saída interna.

    Na justificativa do projeto (PL 657/2016), o deputado Chico Sardelli (PV) afirma que a reinserção dos resíduos sólidos descartados, como matéria-prima nos meios produtivos, é fator que impacta de forma muito positiva na preservação ambiental.

    Além dos benefícios ambientais da reciclagem, alega o propositor, o manejo para reaproveitamento de materiais pode gerar grande quantidade de empregos e garantir o sustento de uma considerável parcela da sociedade, além de reduzir os custos de produção, propiciar lucros e circulação de riquezas.

    No caso específico das indústrias têxteis e de confecção, são graves os problemas causados com o descarte indevido dos subprodutos do processo de corte " os retalhos de tecido, lembra Sardelli. Em alguns polos de confecção de São Paulo esta situação é ainda mais delicada devido ao grande número de empresas que possuem a etapa de corte em seus processos e descartam grande quantidade de retalhos e sobras em sacos de lixo comum ou, ainda, em sacos de plástico de alta densidade, os quais possuem maior valor no mercado de reciclagem.

    Com o reaproveitamento dos retalhos e sobras, o que era tecido, depois de passado por um processo chamado desfibramento, torna-se fibra têxtil novamente, matéria-prima utilizada em processo de industrialização para fabricação de novos artigos têxteis, como fios, mantas acústicas, geotêxteis e não-tecidos.

    Dessa forma, conclui o legislador, a medida poderá propiciar equilíbrio na cadeia produtiva, além dos benefícios ambientais e sociais correlatos, justificando, assim, a concessão de créditos presumidos aos industriais que utilizarem insumos provindos de processo de reciclagem.









    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações349
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovado-incentivo-fiscal-para-industria-textil-que-investir-em-reciclagem/417092916

    Informações relacionadas

    XPOENTS, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    PRODEPE: O que é, Como se Habilitar e Reduzir Custos na Importação

    COAD
    Notíciashá 13 anos

    Indústria Têxtil: Estado concede benefício fiscal

    Allan Fernandes Costa, Advogado
    Notíciashá 10 meses

    Agro: Incentivos Fiscais com Impostos zerado para Diversos Produtos. Confira

    Rafael Basílio de Souza, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Suspensão do PIS/Cofins na Zona Franca de Manaus

    SEF na imprensa

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)