Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Araraquara: Defensoria Pública de SP obtém liminar que impede custódia de adolescentes em cadeias públicas

    há 10 anos

    A Defensoria Pública de SP em Araraquara (273km de São Paulo) obteve uma decisão judicial liminar favorável que proíbe a custódia de adolescentes acusados de atos infracionais em cadeias públicas ou repartições policiais, enquanto aguardam vaga em unidade da Fundação Casa. A medida foi obtida no último dia 30/1, após o ajuizamento de ação civil pública em conjunto com o Ministério Público.

    A ação foi motiva pela informação de que, ao final de janeiro, seria encerrado um convênio entre a Fundação Casa e o NAI (Núcleo de Atendimento Integrado ao Adolescente) de São Carlos. A unidade é mantida em imóvel municipal para acolhimento de adolescentes apreendidos em flagrante ou por cumprimento de mandados de busca e apreensão, aonde também são encaminhados os jovens de Araraquara. A ação foi ajuizada devido à falta de indicação de alternativa para acolhimento.

    Em 9/1, a Defensoria e o Ministério Público já tinham obtido liminar favorável impedindo a custódia de adolescentes na Cadeia Pública de São Carlos (veja mais abaixo).

    Na nova decisão, o Juiz Marco Aurélio Bortolin, da Vara da Infância e Juventude e do Idoso de Araraquara, também determinou que a Fundação Casa receba em suas unidades os adolescentes apreendidos. O Magistrado fixou multa diária de R$ 5 mil, limitada a R$ 500 mil, em caso de descumprimento, para cada adolescente.

    O Defensor Matheus Bortoletto Raddi e a Promotora de Justiça Noemi Corrêa argumentam que a unidade de Araraquara da Fundação Casa deveria receber os jovens desde suas apreensões, pois o artigo 175, § 1º, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), prevê excepcionalmente a possibilidade de custódia em repartição policial somente se não houver unidade especializada para adolescentes.

    Saiba mais

    (16/1) São Carlos: Defensoria Pública de SP obtém decisão liminar que proíbe custódia de adolescentes infratores em cadeia pública

    • Publicações1708
    • Seguidores210
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações333
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/araraquara-defensoria-publica-de-sp-obtem-liminar-que-impede-custodia-de-adolescentes-em-cadeias-publicas/112678290

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)