Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

As citações literárias e históricas no julgamento de Lula

Membros da acusação recorreram à literatura e à história para embasar seus discursos.

há 6 anos

Durante o julgamento de apelação de Lula no TRF da 4ª região, os membros responsáveis pela acusação se utilizaram de citações literárias e de fatos históricos para defender a condenação do ex-presidente.

Ao subir à tribuna, o advogado e assistente de acusação da Petrobras, René Dotti, reafirmou a importância da petroleira para a história do Brasil. Ele relembrou a publicação de Monteiro Lobato, em 1936, intitulada de "O escândalo do petróleo e ferro". Para Dotti, o autor é uma figura histórica de luta pela Petrobras.

O causídico ressaltou ainda como autor sensibilizou os adultos sobre a exploração das riquezas naturais falando da crise, das denúncias e dos escândalos que envolvem este recurso natural. Lobato defendeu que "ouro negro" foi o responsável pela prosperidade da nação.

Em outro momento de sua fala, o advogado relembrou a campanha "O petróleo é nosso", durante governo de Getúlio Vargas, dando ênfase em um trecho da carta-testamento de Vargas endereçada ao povo brasileiro antes de se suicidar. Destacou:

"Quis criar a liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobras, mal começa esta a funcionar a onda de agitação se avoluma".

Posteriormente, Dotti falou dos esforços para se combater a corrupção, relembrando os esforços de Winston Churchill para salvar a Inglaterra do domínio nazista.

Para arrematar, o advogado destacou o sentimento de esperança que este julgamento dá para o país, citando o pensamento de Aristóteles: "a esperança é o sonho do homem acordado" e finalizando com uma frase de Padre Antônio Vieira: "a esperança é a mais doce companheira da alma".

Dotti encerrou seu discurso dizendo: "A esperança de hoje nesse momento é, senhor presidente, a condenação desses réus para absoluta necessidade do povo brasileiro".

Em outro momento do julgamento, o procurador Regional da República Maurício Gotardo Gerum assumiu posição de fala. Após sustentar os fatos criminosos que levaram à condenação dos réus, Gerum terminou sua fala citando o livro do escritor russo Fiódor Dostoiévski.

"Não, aqueles homens não foram feitos assim; o verdadeiro soberano a quem tudo é permitido, esmaga Toulon, faz uma carnificina em Paris, esquece um exército no Egito, sacrifica meio milhão de homens a campanha da Rússia e se safa com um calembur em Vilna; e ao morrer é transformado em ídolo – logo, tudo lhe é permitido. Não, pelo visto esses homens não são de carne, são de bronze!".

Ao final, acrescentou: "Em uma República, excelência, todos os homens são de carne."

Já durante a tarde, o revisor Leandro Paulsen, durante seu voto, comparou a situação de Lula com o que aconteceu com o americano Nixon no caso de Watergate. O ex-presidente ianque foi investigado por leis promulgadas por ele mesmo, e, neste momento, Lula também é julgado com base em leis que surgiram nos anos de governo de seu partido. Paulsen relembrou a LCP 135/10, a lei da ficha limpa, sancionada por Lula quando era presidente da república.

"Tal qual ocorreu com o presidente americano Richard Nixon, envolvido no caso Watergate, cujas investigações se viabilizaram com a aplicação de leis que ampliaram as possibilidades de investigação criminal por ele próprio promulgadas, agora vemos um presidente se deparar com as acusações baseadas em leis que sobrevieram durante os governos de seu partido, mas a lei é para todos."

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.


Fonte: Migalhas

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4056
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/as-citacoes-literarias-e-historicas-no-julgamento-de-lula/538566965

22 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Enquanto isso:

“O Mandela foi preso e depois virou presidente da África do Sul. Mataram Tiradentes, esquartejaram seu corpo para que ninguém nunca mais pensasse em independência. Quando proclamaram a República, usaram ele [sic] como herói nacional",.

Lula voltou a declarar que não cometeu nenhum crime e que foi condenado mais uma vez" por uma desgraça de apartamento "que ele não tem." Pelo menos me dê a escritura, então ", ironizou, acrescentando que a Justiça não está acostumada a" julgar um inocente ".

"Eu tenho que avisar a elite brasileira: esperem, porque nós vamos voltar. Esse país vai provar que o povo pobre nunca foi problema. O povo pobre é a solução"

"Esse cidadão vai a Brasília pedir proteção da Suprema Corte sem dizer quem está ameaçando. Esse cidadão é bisneto do general Thompson Flores, que invadiu Canudos e matou Antônio Conselheiro. É da mesma linhagem. Quem sabe esteja me vendo como cidadão de Canudos"

Lula também disparou críticas contra a mídia, e prometeu regular os meios de comunicação caso eleito presidente na votação de outubro deste ano."Eu quero que eles saibam. Trabalhem pra eu não voltar. Porque se eu voltar vai haver uma regulação dos meios de comunicação", afirmou."A gente não pode continuar permitindo que meia dúzia de famílias sejam donas dos meios de comunicação".

Lula também voltou a negar que seja dono do tríplex no Guarujá, e lembrou a origem humilde e simples para se defender da acusação de ter sido beneficiado pela construtora OAS na negociação no imóvel.

"Meu compromisso é com o povo brasileiro... tive uma infância pobre e não ia ser agora que eu ia roubar apartamento de 500 mil reais quando poderia ter apartamento cheio de mala com dinheiro, quando poderia estar participando desse conjunto da Odebrecht, ter participado de conta na Suíça"

Eu vejo com apreensão os discursos vitimistas de Lula.
Entendo que a prisão preventiva seria bem vinda, uma vez que ele tem toda a possibilidade de se refugiar em outros países.
Nunca vi condenado fazer discurso em praça pública atacando as instituições e pessoas que o condenaram. continuar lendo

Tudo faz parte da retórica, da qual e na qual o mesmo se fez e, mais ainda, na falta de argumentos jurídicos para derrubar as conclusões a que chegou o TRF-4, e também pela pura impossibilidade de assim fazer, pois, como bem sabido, o julgamento em 2ª instância é o término de qualquer tipo de questionamento fático, o que resta agora é politização da discussão outrora jurídica, o vitimismo exacerbado e mola mestra do discurso dito de "esquerda".

Ou seja, mais do mesmo, e, infelizmente, discurso esse que ainda move a alguns. Mas nada que o tempo dê a tal discurso o seu devido lugar, qual seja, os livros de história, na qual a figura de Luiz Inácio Lula da Silva será retratado como, além de realizações de seu governo, como o Ex-Presidente condenado por crime de responsabilidade. continuar lendo

Infelizmente Lula não fala mais para seus seguidores, mas para seus discípulos.

Ele se considera o Rei Sebastião, que dá nome ao termo sebastianismo, ou ao 12º Imã, que retornaria para ser o profeta definitivo do Islã. Os Baha'is acreditam que ele voltou, assim como a nação miserável da falta de conhecimento aposta suas cartas em São Lula.

Enquanto isso não assistimos reformas reais na educação básica do país; há sim casos esporádicos de excelência no ensino básico, mas não o suficiente ainda para espantar assombrações mortas e vivas, como Getúlio ou Lula.
O brasileiro médio espera que todas as soluções venham pelo Estado, nem que para isso este tenha que ser apossado por um Salvador da Pátria. continuar lendo

Um dia ouvindo a "a voz do Brasil" um senador cita em voz alta em entrevista a cerca de Dilma: Primeiro tiramos ela e depois procuramos o que acusá-la!"Porque o BRASIL TEM PRESSA EM VOLTAR A CRESCER... E desde a saída da Dilma, vemos os governantes imperando terror no país. E tentando fazer o povo recuar e regredir. Sabemos quanto no tempo de Lula a desigualdade Social diminuiu. Isso é uma tragedia para os níveis alto da sociedade. QUEM JÁ VIU POBRE EM RODIZIO? Ou VIAJAR DE AVIÃO? Ou com carro do ano? mesmo com milhões de parcelas? Tente colocar uma Rádio Comunitária no Brasil? Fiz parte de uma. Perdi a concessão para uma sem documentação, mas com um Senador... Aí ela ganhou. 99% da Rádios comunitária são apadrinhadas. UM TIPLEX? UM TIPLEX? Quanto Presidente na historio do Brasil teve Brasilia sem lugar para sua cerimonia? Quantos presidentes teve o povo lutando na rua pelo seu nome? quantos teve vigílias? quantos forçaram as guardas nacional bloquear os elementos: TERRA, AR E MAR? ... Se Lula foi a esse triplex e pertence a ele. Cadê as provas de fato? Os meios de comunicação estão envolvidos nessa empreitada... os políticos e" dono do Brasil escravo " prepararam isso... PORQUE NUNCA O POBRE VIAJOU DE AVIÃO E TIVERAM O QUE OS RICOS TEM... E gozaram do luxos... Mesmo descontrolados, mas com alegria... Assim como a história nas escolas, de que a princesa Isabel libertou os escravos foi uma mentira mal contada, HOJE O POBRE TEM DIREITOS A REDES SOCIAIS... Que vão querer controlar... A PARTIR DE HOJE NÃO VOTO EM NINGUÉM... Porque minhas escolhas, nunca foi o que escolhi !!! continuar lendo

Nobre José Roberto, o senhor deveria ver com apreensão as violações jurídicas dessa Operação Jurídica a Jato e sua notória e imoral falta de competência material superveniente. Eu e os que clamam por justiça estamos estupefatos diante de tantas irregularidades a ponto de sentirmos ameaçado o Estado de Direito Democrático de todo o povo brasileiro e não só o do cidadão Luís Inácio Lula da Silva. Afinal esse tríplex sem “escritura” que está penhorada na CEF em nome da OAS está localizado em Guarujá no Estado de São Paulo e não em Curitiba no Paraná e segundo uma análise do próprio juiz Sérgio Moro, o caso nada tem haver com os desvios da Petrobras. Isso, para quem prima pela verdade, é muito estranho. continuar lendo

Caro Candido.

Para os defensores de Lula, apenas a declaração de sua inocencia representaria justiça.
Eu prefiro encarar a verdade, por mais triste que seja: Lula foi apenas uma farsa.
Tenho tantos pontos de convencimento que não caberiam nesse espaço. continuar lendo

O espetáculo tosco produzido pela guilda que domina o judiciário brasileiro é mais um prego no caixão da dignidade desta nação... O judiciário é o poder mais corrupto, é corrupto por si, desde às "vantagens" ilegais das quais usufrui até na sua omissão no julgamento de seus comparsas, e é o grande avalista dos grandes crimes contra o país... "Com o supremo, com tudo" de romero jucá, amigo dos amigos... continuar lendo

Caro Fabio, e, mais triste é constatar que, se tentar dizer isso, ou seja, o óbvio, somos petistas. Santa ignorância que dominou essa nação. continuar lendo

O dot foi ridiculo em sua fala. Pelo que falou NUNCA leu uma obra de Monteiro Lobato, que vergonha. Deveria se ater manifestar sobre a materia tecnico do processo, o que nao fez, perdeu uma grande oportunidade. Se dependesse dele a absolvicao de Lula era certa. continuar lendo

Quem sou eu para julgar o texto acima? Ninguém. Entretanto minha opinião é que o aludido texto está excelente.
Já que se falou em citações, permito-me, com a devida vênia, repetir Sêneca (4 a.C.-65 d.C):
"Cometeu o crime aquele a quem aproveitou." continuar lendo