Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    As decisões monocráticas proferidas nas hipóteses do artigo 557, do CPC ensejam agravo ou embargos de declaração? - Katy Brianezi

    há 16 anos

    Conforme ensinamentos do professor Carlos Henrique Bezerra Leite, as decisões monocráticas proferidas nas hipóteses do artigo 557 , do CPC , TAMBÉM podem ensejar a interposição de embargos de declaração. Neste sentido, veja o teor da Súmula 424 , TST, in verbis:

    "I - Tendo a decisão monocrática de provimento ou denegação de recurso, prevista no art. 557 do CPC , conteúdo decisório definitivo e conclusivo da lide, comporta ser esclarecida pela via dos embargos de declaração, em decisão aclaratória, também monocrática, quando se pretende tão-somente suprir omissão e não, modificação do julgado. II - Postulando o embargante efeito modificativo, os embargos declaratórios deverão ser submetidos ao pronunciamento do Colegiado, convertidos em agravo, em face dos princípios da fungibilidade e celeridade processual.".

    Assim, conclui-se que o artigo 557 , do CPC prevê que o juiz relator do recurso pode negar seguimento a apelo manifestamente inadmissível, improcedente, prejudicado ou em confronto com a súmula ou com jurisprudência dominante do respectivo tribunal, do STF ou de tribunal superior.

    O TST admite que a decisão monocrática possa ser objeto de embargos de declaração, se existir omissão na decisão. Não poderá, porém, o juiz alterar o julgado ao analisar os embargos de declaração, pois este não tem por objetivo rever ou modificar a decisão.

    Deste modo, se os embargos tiverem efeito modificativo, a matéria deve ser submetida à apreciação do colegiado, pois será de mérito. Neste sentido, o TST entende que os embargos de declaração serão CONVERTIDOS EM AGRAVO, por aplicação do princípios da fungibilidade dos recursos e da celeridade processual.

    Ressalte-se que o juiz relator não pode decidir sozinho se for dar efeito modificativo aos embargos, pois a decisão envolverá o mérito, que somente poderá ser apreciado pelo colegiado.

    Fonte: SAVI

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876109
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações890
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/as-decisoes-monocraticas-proferidas-nas-hipoteses-do-artigo-557-do-cpc-ensejam-agravo-ou-embargos-de-declaracao-katy-brianezi/109041

    Informações relacionadas

    Tribunal Superior do Trabalho
    Jurisprudênciahá 10 anos

    Tribunal Superior do Trabalho TST - RECURSO DE REVISTA: RR XXXXX-65.2013.5.13.0002

    Rubens Magalhães Soares, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    TST altera súmulas e orientações jurisprudenciais em função do novo CPC

    TST não aplica princípio da fungibilidade quando há erro grosseiro na escolha do recurso

    TST - Agravo de instrumento contra decisão de colegiado é erro grosseiro

    Correio Forense
    Notíciashá 10 anos

    Omissão da palavra “adesivo” em recurso não inviabiliza seu processamento

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)