Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Assédio Moral no ambiente de trabalho

Publicado por Ana Claudia Baroni
há 5 anos

Todos sabemos os danos psicológicos que o assédio moral no trabalho causa ao empregado. Nas últimas décadas houve um grande aumento de pedidos de dano moral baseados nessa questão.

O assédio moral no trabalho acontece não apenas quando há humilhação, mas também quando há ameaça ao emprego, o funcionário é ignorado, quando é forçado a fazer o pedido de demissão, ou ainda quando são retirados instrumentos de trabalho do profissional, como telefone, computador, entre outras situações. Tal atitude, desumana e antiética, deverá ser comprovada que ocorria com frequência.

Muitas empresas têm buscado soluções para prevenir a ocorrência do assédio moral, mas nem sempre essas soluções são suficientes.

Uma forma que vem apresentando resultados positivos é perceber o conflito por meio da visão sistêmica, já que toda empresa ou organização no seu todo representa um sistema.

Dentro dessa abordagem, com um profissional habilitado, é possível identificar o que está disfuncional naquele sistema, e qual das leis sistêmicas (ordem, pertencimento ou equilíbrio) está sendo desrespeitada. Importante mencionar que essas leis regem todas as relações interpessoais, ou seja, todo e qualquer sistema, inclusive o organizacional.

Portanto, muitas vezes o ajuizamento de uma ação judicial não é suficiente para solucionar um caso de assédio moral. E é aí que entra a abordagem sistêmica, de forma preventiva, antes do processo, evitando o abalo psicológico do empregado, ou como forma de solução de conflito, quando já existe o processo trabalhista. Procure sempre um profissional habilitado!

#advocaciasistemica #direito #direitocivel #direitofamiliar #direitosistemico #direitotrabalhista #pensamentosistemico

  • Sobre o autorAdvocacia Sistêmica e Humanizada
  • Publicações8
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações61
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assedio-moral-no-ambiente-de-trabalho/763459460

Informações relacionadas

CURSI ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA, Advogado
Notíciashá 7 anos

Assédio Moral no ambiente de trabalho

Guilherme Magalhães, Advogado
Artigosano passado

O que é assédio moral?

Contrarrazões - TJSP - Ação Obrigações - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Nubank Pagamentos

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

4. Assédio Moral

Brunna Motta, Advogado
Modeloshá 2 anos

Pedido de Revelia e Julgamento Antecipado

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)