Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Atividade de agente de trânsito passa a ser considerada perigosa e pode dar direito a adicional

O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% sobre o salário

Publicado por Monica Veiga
há 7 meses

Crédito: Roque de Sá - Agência Senado

A Lei 14.684/2023 alterou a Consolidação das Leis do Trabalho ( CLT) e incluiu nova hipótese de adicional de periculosidade para os profissionais que atuam como agentes das autoridades de trânsito.

Diante dessa novidade, esses profissionais podem ter direito a um adicional ao salário, caso comprovada a exposição ao risco.

São consideradas atividades ou operações perigosas, aquelas que impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a:

- inflamáveis, explosivos ou energia elétrica;

- roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial;

– colisões, atropelamentos ou outras espécies de acidentes ou violências nas atividades profissionais dos agentes das autoridades de trânsito;

- as atividades de trabalhador em motocicleta.

O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.

Se você acredita que seus direitos trabalhistas não são respeitados, consulte um advogado especialista para tomar as medidas adequadas.

Contato: advmonicaveiga@gmail.com




  • Sobre o autorAdvogada - Direito do Trabalho e Previdenciário
  • Publicações17
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações524
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atividade-de-agente-de-transito-passa-a-ser-considerada-perigosa-e-pode-dar-direito-a-adicional/1978266891

Informações relacionadas

Liana Variani, Advogado
Artigoshá 4 meses

Adicional de Periculosidade: Entendendo a Nova Lei 14.766/2023

Petição Inicial - TJMG - Ação Contestação - Ônus da Impugnação Específica. Ausente Impugnação Específica dos Fatos Alegados na Inicial pela Ré que Contestou - [Cível] Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Clear Corretora de Titulos e Valores Mobiliarios

Petição - Ação Adicional de Periculosidade

Bruno Moré, Advogado
Artigoshá 6 anos

O CRIME de ameaça na internet!

Campagnoli Advocacia, Advogado
Notíciashá 7 meses

Vigente a Lei nº 14.684, de 20 de setembro de 2023, para considerar perigosas as atividades desempenhadas pelos agentes das autoridades de trânsito.

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

É possível a conversão de tempo laborado como agente da autoridade de trânsito em comum, com base nesta regra trabalhista? E se o agente atua também como motociclista? continuar lendo