Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Audiência Legal

    O Projeto produziu 03 vídeos curtos, que objetivam explicar ao cidadão, que foi intimado para uma audiência, o significado do ato, como deve se comportar, o que responder e como deve acessar a sala virtual de audiência realizada por videoconferência.

    há 11 dias

    O “Audiência Legal” é um projeto desenvolvido por Juízes Estaduais e Federais, de vários Tribunais de Justiça e de Tribunais Regionais Federais, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de Especialização em Direito Digital, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).

    A pandemia do Covid-19 provocou uma verdadeira revolução no funcionamento do Poder Judiciário, com a expansão da Justiça Digital, do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e da realização de audiência por videoconferência.

    O avanço tecnológico da Justiça Digital foi acelerado por vários projetos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como o Programa Justiça 4.0, o Juízo 100% Digital, o Núcleo de Justiça 4.0, o Balcão Virtual, a Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ), o Domicílio Judicial Eletrônico e os Pontos de Inclusão Digital (PID).

    A dificuldade dessa evolução está no acesso do cidadão, notadamente o jurisdicionado com pouca inclusão digital, baixo letramento para o manejo da rede mundial de computadores e pouca informação a respeito dos ritos processuais.

    Com o objetivo de auxiliar nessa inclusão digital, o projeto “Audiência Legal” produziu 03 (três) vídeos curtos, legendados, didáticos e com linguagem simples e de fácil compreensão, que objetivam explicar ao cidadão, que foi intimado para uma audiência, o significado do ato, como deve se comportar, o que responder, como deve acessar a sala virtual de audiência realizada por videoconferência, bem como outras dúvidas.

    Além disso, foi criada uma página na internet, na qual estão disponíveis os vídeos, além da explicação e de informações sobre o projeto. O endereço eletrônico é https://www.audiencialegal.com.br/.

    Também foi criado no YouTube o canal Audiência Legal, no qual os vídeos foram disponibilizados, podendo ser visualizados por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. O endereço do canal Audiência Legal é https://www.youtube.com/@AudienciaLegal.

    Assim, o projeto amplia e facilita o acesso à Justiça, em uma perspectiva de um sistema de Justiça Multiportas.

    INOVAÇÃO

    A principal inovação do projeto “Audiência Legal” é ensinar o cidadão, que foi intimado para uma audiência, o significado do ato, como deve se comportar, o que responder, como deve acessar a sala virtual de audiência realizada por videoconferência, bem como outras dúvidas.

    Outra inovação é que a Justiça Digital passa a ser entendida como uma prestação de serviço público, independentemente do local físico.

    A audiência por videoconferência evita problemas, como poupar o cidadão e Advogados de congestionamento de trânsito, gasto com combustível (ou outro meio de transporte), risco de acidentes de trânsito e assaltos e espera no fórum.

    Além disso, por meio das audiências remotas, Advogados e cidadãos podem participar, no mesmo dia, de audiências de Comarcas e até Estados diferentes, o que era impensável há pouco tempo.

    AUTORES

    O Projeto "Audiência Legal" foi desenvolvido por Alcides Saldanha Lima (Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região), Carmen Elizangela Dias Moreira de Resende (Juíza Federal do Tribunal Regional Federal da 6ª Região), Cláudia do Espírito Santo (Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Sergipe), Caroline Somesom Tauk (Juíza Federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região), David Montalvão Junior (professor da ENFAM), Francisco Luciano Lima Rodrigues (Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Ceará), Germano Alberton Junior (Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região), Káren Rick Danilevicz Bertoncello (Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul), Larissa Pinho de Alencar Lima (Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Rondônia), Leopoldo Fontenele Teixeira (Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região), Robledo Moraes Peres de Almeida (Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Piauí) e Wesley Wadim Passos Ferreira de Souza (Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 6ª Região).

    LINKS

    Segue abaixo o link dos vídeos, os quais estão disponíveis no Youtube ( https://www.youtube.com/@AudienciaLegal) e no site https://www.audiencialegal.com.br/.

    Vídeo 1: https://youtu.be/6d1V4umS_j4?si=MAMQnICNroMMSWYg

    Vídeo 2: https://youtu.be/s-GG1FXscuc?si=hkE25GzNzZEMwzRU

    Vídeo 3: https://youtu.be/56YXHp6cYlA?si=zNr3sxMU6iykaikQ

    • Publicações2
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações84
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/audiencia-legal/2393304019

    Informações relacionadas

    Isabella Alves, Advogado
    Notíciashá 11 dias

    Sofreu um golpe? Busque os seus direitos! É dever do banco identificar e impedir transações atípicas!

    O que você advogado precisa saber para não ter prejuízo ao fazer indicações e parcerias

    Ponto Jurídico, Advogado
    Notíciashá 11 dias

    Fotos de droga no celular do réu junto com chave de apartamento não são suficientes para entrada em residência sem mandado judicial

    Elaine Alves, Advogado
    Notíciashá 11 dias

    Esposa que compartilhou fotos íntimas de ex-amante de marido é condenada

    BLOG Anna Cavalcante, Advogado
    Notíciashá 11 dias

    [Resumo] Informativo STF 1132

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)