Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Averbação de reconhecimento de paternidade deve ser gratuita

    há 12 anos

    O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai determinar ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) que torne gratuita a averbação de reconhecimento de paternidade no estado. O plenário aprovou por maioria o voto divergente do conselheiro Bruno Dantas no julgamento do Procedimento de Controle Administrativo (PCA) 0003710-72.2011.2.00.0000, relatado pelo conselheiro José Guilherme Vasi Werner. Foram vencidos os votos dos conselheiros Silvio Rocha, José Roberto Neves Amorim, Fernando Tourinho Neto e Ney Freitas.

    O PCA foi instaurado pelo André Luís Alves de Melo porque os cartórios de registro civil mineiros estariam cobrando cerca de R$ 95 para fazer a averbação de reconhecimento voluntário da paternidade no registro do nascimento. No pedido de liminar, André Luís Alves de Melo pedia que o TJMG orientasse os registradores a não cobrarem esses emolumentos.

    Segundo o voto divergente do conselheiro Bruno Dantas, o artigo da Constituição Federal assegura a gratuidade do registro civil de nascimento e a certidão de óbito para os reconhecidamente pobres, “garantia fundamental

    associada à dignidade humana, à cidadania e à solidariedade social”. O voto do conselheiro cita ainda o princípio da dignidade humana contido no artigo 16 do Código Civil, que considera o “direito ao nome, nele compreendidos o prenome e o sobrenome” como espécie do gênero direitos da personalidade.

    “Estou (...) convencido de que a averbação de paternidade à margem do registro de nascimento integra o plexo de direitos da personalidade que conferem dignidade à pessoa humana, razão pela qual sua gratuidade é complemento necessário e indissociável da gratuidade de registro civil, assegurada constitucionalmente aos comprovadamente pobres”, afirmou Dantas em seu voto.

    Averbação – Após formalizar o reconhecimento de paternidade, o pai pode preencher requerimento de averbação e encaminhá-lo ao Cartório de Registro Civil onde a criança foi registrada. Deve anexar ao pedido o traslado da escritura pública ou o instrumento particular.

    O requerimento é então analisado pelo Oficial de Registro e encaminha o documento ao Fórum. Caso receba parecer favorável do Promotor de Justiça e a autorização do Juiz Corregedor Permanente, é feita a averbação de reconhecimento de paternidade e expede-se nova certidão de nascimento.

    Manuel Carlos Montenegro

    Agência CNJ de Notícias

    • Publicações28684
    • Seguidores1438
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1256
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/averbacao-de-reconhecimento-de-paternidade-deve-ser-gratuita/3198246

    Informações relacionadas

    Defensoria Pública do Pará
    Notíciashá 11 anos

    Provimento Nº 19 da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça

    Manoel Nascimento, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Instrumento particular de reconhecimento de paternidade

    Fernanda de Jesus, Advogado
    Artigoshá 8 meses

    O passo a passo da adoção no Brasil: como adotar uma criança no país

    Sérgio Luiz Barroso, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    O Registro de paternidade é gratuito?

    Alexandre Prestes Jasper, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Ação de Retificação de Registro de Nascimento-

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)