Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Banco Aymoré condenado por cláusulas abusivas

    Publicado por Direito Legal
    há 13 anos
    Inteiro teor da decisão:

    0014849-13.2010.805.0001 – Procedimento Ordinário (6-4-2)

    Apensos: 3276882-0/2010

    Autor (s): Marcos Santana Souza

    Advogado (s): Salma de Santana Magalhães

    Reu (s): Aymore Credito Financiamento E Investimento Sa

    Advogado (s): Mariana Matos de Oliveira

    Despacho: (…) Pelo exposto, JULGO PROCEDENTE os pedidos elencados na inicial, para declarar como abusivas as cláusulas contratuais que estabelece a taxa de juros superior a 1% ao mês, a prática de anatocismo e acumulação de correção monetária com comissão de permanência, bem como o índice de correção monetária pela TR e determinar a revisão do contrato, para que seja observada a incidência de juros remuneratórios no percentual de 12% ao ano e o INPC como índice de correção monerária, bem como declaro a nulidade da cláusula que estabelece a comissão de permanência cumulada com juros de mora e multa contratual, determinando, ainda, que a multa morarória deverá ser cobrada no percentual de 2% sobre o saldo devedor corretamente calculado e excluida qualquer outra taxa, inclusive taxa de cobrança administrativa ou honorários advocaticios extrajudiciais, recalculando-se as prestações avançadas pelos indicativos aqui determinados, admitindo-se a compensação e apurando-se o quantum debeatur, restituindo-se, em dobro, a parte autora os valores cobrados indevidamente, acaso existentes, devidamente corrigidos, cujo pagamento das parcelas contratadas, serão calculados com base no INPC. É de se declarar nula, também, a cláusula que exige nota promissória e o título emitido pelo Autor em atendimento.

    Condenar, ainda, o Réu ao pagamento das custas processuais e os honorários advocaticios, que arbitro em 10% (dez por cento) do valor da condenação atualizada, levando-se em contra do grau de zelo do profissional, o tempo exigido para o seu serviço e a complexidade da causa, nos termos do art. 20 § 3º do CPC.

    Salvador, 28 de julho de 2011.

    ANA CONCEIÇÃO BARBUDA FERREIRA
    31 VC
    • Sobre o autorRevista forense eletrônica
    • Publicações7438
    • Seguidores3217
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações52
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/banco-aymore-condenado-por-clausulas-abusivas/138458956

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)