Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Banco indenizará cliente que desistiu de financiamento e teve nome negativado

Mesmo após desistência, banco continuou efetuando cobranças mensais

Publicado por Diego Carvalho
há 6 anos

A juíza de Direito Carolina Granzotto, da 1ª vara Cível de Rio Grande/RS, rescindiu contrato de financiamento de uma moto celebrado entre consumidora, uma loja de veículos e um banco. A magistrada invocou o direito ao arrependimento, previsto no CDC, e determinou que o banco indenize a consumidora, por danos morais, por negativar seu nome.

Após ter ciência dos elevados juros do financiamento, a cliente resolveu fazer a compra da moto à vista. A loja aceitou o cancelamento do financiamento, no entanto, o banco não rescindiu o contrato e passou a efetuar cobranças, inserindo o nome da consumidora no SPC. Ela, então, ajuizou ação ordinária de rescisão contratual, cumulada com pedido declaratório de inexistência de débito contra o banco e a loja.

Ao analisar o caso, a juíza de Direito Carolina Granzotto invocou o art. 49 do CDC, o qual garante ao consumidor o direito de distrato, no prazo de 7 dias, especialmente quando a avença é contratada fora do estabelecimento comercial. A magistrada confirmou que o contrato foi firmado fora do estabelecimento comercial e endossou o direito ao arrependimento do contrato do financiamento pela autora, que se manifestou dentro do referido prazo.

A juíza verificou que a moto nunca foi entregue e que caberia à loja, junto à instituição financeira, desalienar o veículo e desfazer o negócio, conforme manifestado pela consumidora.

Assim, a julgadora declarou a inexistência do débito, determinando que o banco exclua o nome da autora dos cadastros de proteção ao crédito e que pague R$ 5 mil por danos morais.

Processo: 0000446-50.2015.8.21.0023


  • Sobre o autorAdvocacia e Consultoria Jurídica
  • Publicações2625
  • Seguidores378
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações264
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/banco-indenizara-cliente-que-desistiu-de-financiamento-e-teve-nome-negativado/593642933

Informações relacionadas

Wellington Trindade, Advogado
Modeloshá 5 anos

Ação de rescisão contratual com pedido de liminar para suspender as cobranças

Cláudio Frederico Novato Marques, Bacharel em Direito
Artigoshá 3 meses

A Aplicação do Direito de Arrependimento e Eventuais Dificuldades

Fonseca de Melo e Britto Advogados, Advogado
Notíciashá 2 anos

Condenada empresa revendedora de carros usados que, após distrato, manteve veículo em nome da consumidora e não providenciou o cancelamento do contrato de financiamento

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)