Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Banco Nacional de Devedores Trabalhistas está aberto para consultas

    A partir da hoje (15), o Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT) - que fornecerá os dados para a emissão da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, a partir de 4 de janeiro - está aberto para consultas prévias por parte de empresas e empregadores que tenham condenações impostas pela Justiça do Trabalho. O BNDT, criado em agosto deste ano, depois da aprovação da certidão negativa, já conta com cerca de um milhão de processos em sua base de produção. Até o dia 4 de janeiro, os Tribunais Regionais do Trabalho de todo o País terão concluído a sua alimentação.

    Abertura dos dados sobre devedores, conforme o ato que as regulamenta, tem "caráter provisório e precário", pois o conteúdo do banco ainda é parcial. As consultas, assim, têm efeito meramente informativo, e as certidões expedidas nesse período - que vai até 3 de janeiro - não terão valor legal, porque podem não refletir a real situação do devedor.

    A iniciativa de facultar o acesso dos devedores às suas informações surgiu de demanda feita ao presidente do Tribunal, ministro João Oreste Dalazen, pelos próprios empregadores, preocupados com a entrada em vigor da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas. Para o ministro Dalazen, o interesse demonstrado por diversas empresas e instituições de tomar ciência prévia de sua inclusão no banco de devedores já é um indicador positivo da importância da Certidão Negativa para a efetividade do cumprimento das decisões judiciais. Cientes de sua situação, ainda que de forma parcial, os empregadores podem providenciar a quitação do débito antes de 4 de janeiro.

    O acesso ao BNDT é feito pela página principal do novo portal do TST. No lado esquerdo da página, há um botão "Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas - CNDT" que remete à área de consulta, onde o usuário deve fornecer o CNPJ ou CPF para a emissão da certidão.

    (Carmem Feijó)

    • Publicações3284
    • Seguidores630313
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações744
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/banco-nacional-de-devedores-trabalhistas-esta-aberto-para-consultas/2968813

    Informações relacionadas

    Romario de Carvalho, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    O que é o BNDT na Justiça do Trabalho

    Clayton Teodoro, Estudante de Direito
    Modeloshá 3 anos

    Manifestação - Sisbajud, Renajud, Infojud e Serasajud

    Vanessa de Andrade Pinto, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Entenda as principais regras para o aviso prévio!

    Vinícius Guimarães Mendes Pereira, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    O Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT)

    JurisWay
    Notíciashá 12 anos

    Devedores têm 30 dias após inclusão no BNDT para regularizar situação

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)