Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

Banco restituirá cliente que foi vítima de estelionato.

Publicado por Campagnoli Advocacia
há 8 meses

A 16ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo deu provimento em parte a recurso e determinou que banco deve restituir valores indevidamente debitados de cliente vítima de estelionato. A turma julgadora decidiu também pela inexigibilidade do débito e indenização por danos morais em R$ 10 mil.

Narram os autos que a autora da ação sofreu golpe de terceiro que, a pretexto de lhe vender um veículo, teve acesso a dados que permitiam o acesso à sua conta bancária, realizando empréstimos e transferências indevidas.

Em seu voto, o relator do recurso, desembargador Miguel Petroni Neto, destacou a responsabilidade objetiva da empresa, uma vez que as instituições financeiras devem proceder ao bloqueio das ferramentas quando verificarem transações suspeitas de valores atípicos ou em horários inusuais. “É inegável que as instituições financeiras prestam serviços especializados pelos quais são remuneradas, razão pela qual devem elas sempre proceder com organização, segurança, perícia e cautela, executando-os com a melhor qualidade possível e esperada por seus clientes”, explicou.

“Se critérios mais rigorosos fossem obedecidos pelas instituições financeiras no momento da abertura de uma conta bancária, por exemplo, com a perfeita identificação do seu titular, não teriam tantas pessoas sendo vítimas de golpes dessa natureza, em razão de que os bancos de posse de informações fidedignas de seus clientes, em caso de tentativas de golpe poderiam proceder com a imediata identificação dos criminosos e por consequência, a responsabilização dos mesmos”, salientou o magistrado.

Os desembargadores Mauro Conti Machado e Coutinho de Arruda completaram a turma julgadora.

A decisão foi unânime.

Fonte: TJSP.

#direito #golpe #advocacia #advogada #estelionato #ressarcimento #banco #financeiro #danomoral #tjsp #responsabilidade #reels #contabancaria #transferenciadevalores #golpistas #campagnoliadvocacia #finanças

  • Sobre o autorAdvocacia e Consultória Jurídica
  • Publicações193
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações98
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/banco-restituira-cliente-que-foi-vitima-de-estelionato/1946348641

Informações relacionadas

Rodrigo Mota de Cerqueira, Advogado
Artigosano passado

Há responsabilidade dos bancos nas transações efetuadas em caso de estelionato?

Fabio dos Santos, Advogado
Artigosano passado

Novos golpes e riscos envolvendo pix

Eliana Nogueira, Advogado
Artigoshá 2 meses

O que é golpe pix e suas modalidades?

Gabriel Do Nascimento Lopes, Advogado
Artigoshá 9 meses

A responsabilidade dos bancos por fraudes com o cartão de crédito

Petição Inicial - Ação Cartão de Crédito contra Nubank Pagamentos

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)