Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Cálculo do ITBI

Restituição dos últimos 5 anos

Publicado por Sandro Estevao
há 2 anos


Em decisão recente o STJ (Superior Tribunal de Justiça) definiu que a base para o cálculo do ITBI deve ser o valor do imóvel transmitido em condições normais de mercado e não qualquer outro valor como, por exemplo, o valor de IPTU ou até mesmo o valor de Referência utilizado por muitas prefeituras inclusive por São Paulo.

Desta forma todo contribuinte que comprou um imóvel nos últimos 5 anos seja residencial ou comercial pode ter direito a restituir algum valor caso a prefeitura da localização do referido imóvel tenha realizado o cálculo com base em outro valor e não o valor da negociação ou ainda como acontece nos imóveis arrematados em leilões onde o valor base para cálculo do ITBI deve ser o valor pago na arrematação.

Para que o contribuinte saiba se o valor pago esta correto o consumidor deve fazer a devida comparação da escritura e dos documentos que geram o pagamento do imposto assim poderá verificar se o valor utilizado como base de cálculo foi o valor que consta na escritura ou ainda se por acaso o valor utilizado foi o valor do IPTU ou ainda se foi utilizado o chamado valor de Referencia, lembrando que o valor que deve ser utilizado para fins de cálculo do ITBI de vê ser o valor da transação e nos casos do leilões o valor da arrematação, qualquer outro valor poderá ser alegado uma ilegalidade e a restituição dos valores pagos a maior com juros aplicados desde a data do pagamento.

Assim caso você tenha realizado uma compra e venda ou adquirido um imóvel em leilão nos últimos 5 anos você pode consultar um especialista para tirar suas duvidas e saber se o valores pagos estão corretos e caso se confirme a ilegalidade solicitar a devolução através de uma ação de repetição de indébito.

Contudo caso tenha interesse podemos confirma se existe valores a serem restituídos no seu caso entre em contato para saber mais.

@sandroestevaotributario

https://tributarionaregra.blogspot.com/



  • Publicações8
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações156
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/calculo-do-itbi/1516110207

Informações relacionadas

Jk Floriano Advocacia, Advogado
Artigosmês passado

Regularização de Obras Civis: Um Guia Simplificado.

Consumidor News, Bacharel em Direito
Notíciashá 2 anos

ITBI: qual a sua base de cálculo?

Lucas Amaral, Advogado
Notíciasano passado

Restituição de ITBI

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O ITCMD

Laís de Andrade, Advogado
Modeloshá 3 anos

Pedido de arquivamento de Ação de Execução/COBRANÇA - Quitação

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito boa essa decisão do TRIBUNAL, vejo coerência ai... continuar lendo