Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Câmara aprova projeto que dá prioridade na Justiça a processos de pessoas autistas

Publicado por Jusdecisum
há 5 anos

Resultado de imagem para autismo

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (3) um projeto que dá prioridade na Justiça à tramitação de processos de pessoas com transtorno do espectro autista. A proposta segue para o Senado.

A proposta foi aprovada um dia após do Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

O transtorno do espectro autista (TEA) é uma condição na qual a pessoa se comunica e interage com o mundo de uma maneira específica.

Pelo texto aprovado pela Câmara, caberá ao cidadão diagnosticado com autismo solicitar à Justiça a prioridade no processo.

A prioridade também vai se estender a:

- procedimentos na administração pública;

- procedimentos em empresas prestadoras de serviços públicos;

- atendimento preferencial na Defensoria Pública da União, dos estados e do Distrito Federal.

Autor da proposta, o deputado Celio Studart (PV-CE) argumentou que as pessoas com autismo merecem ter "celeridade processual".

"Nota-se que as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), e seus intervenientes, necessitam de celeridade processual. De modo que suas demandas sejam avaliadas prioritariamente pelo Poder Judiciário, de modo que seus direitos constitucionalmente garantidos sejam respeitados", argumentou.

Política Nacional

Os deputados aprovaram ainda mudanças na Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Os parlamentares incluíram, na lei de 2012, a previsão de que o Poder Público deve incentivar políticas e programas específicos de atenção à saúde e educação inclusiva. Este projeto também seguirá para o Senado.

Mais notícias e artigos

==> Promotor desenvolve método de estudos que o fez ser aprovado no MP e disponibiliza para advogados e que desejam ingressar na Promotoria do Ministério Público.

==>> Equipe de advogados desenvolve pacote de Petições contra planos de Saúde para dar suporte a profissionais e escritórios das áreas jurídicas no peticionamento e processo de ajuizamento das ações.[Ler]

==>>STF reconhece inconstitucionalidade da cobrança de Taxas de Incêndio pelos municípios, veja como peticionar e ajuizar ações de restituição para das taxas para seus clientes. [Ler]

==>>Correção do FGTS - Como advogados devem proceder para buscar a correção do FGTS para seus clientes ! [Ler]



Fonte: G1

  • Sobre o autorJusdecisum, onde os tribunais se encontram
  • Publicações439
  • Seguidores198
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações244
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-aprova-projeto-que-da-prioridade-na-justica-a-processos-de-pessoas-autistas/694092302

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)