Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Cargo em comissão: atividade não é incompatível com a advocacia

Publicado por COAD
há 14 anos

Turma nega rejeição da OAB à advogada que ocupa cargo comissionado em tribunal

A 7.ª Turma do TRF da 1.ª Região concedeu a uma servidora pública de Tocantins o direito de se integrar à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO). O presidente da seccional tentou impedir o ingresso da advogada, aprovada no exame da Ordem, porque ela ocupa cargo comissionado de assistente de gabinete de um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO).

A OAB-TO já havia sido obrigada a aceitar a servidora duas vezes, em decisões da 2.ª Vara Federal do estado a primeira, em caráter liminar. Resolveu, então, apelar ao TRF. O argumento apresentado foi o de que as atividades exercidas pela assistente são incompatíveis com a advocacia, com base no artigo 28 da Lei 8.906/94. No inciso II, o texto define que a incompatibilidade vale para os membros de órgãos do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos tribunais e conselhos de contas, entre outros.

Entretanto, o relator da ação no TRF, desembargador federal Luciano Tolentino Amaral, frisou no voto que os membros do tribunal de contas são os conselheiros. Já a advogada é mera servidora pública lotada no TCE-TO, esclareceu. O magistrado também destacou que o cargo comissionado de assistente de gabinete não possui atribuição específica, conforme informado verbalmente pelo diretor de Recursos Humanos do Tribunal de Contas do Estado. Dessa forma, as atividades por ela desempenhadas não têm cunho decisório, o que afasta a situação de incompatibilidade para o exercício da advocacia, prevista na lei.

O desembargador federal ressaltou, contudo, que a advogada, na condição de servidora da administração direta, não poderá advogar contra a Fazenda Pública Estadual, conforme dita o artigo 30 da Lei 8.906/94. O voto foi seguido por unanimidade e, com isso, a OAB-TO deverá aceitar o ingresso da servidora no quadro de advogados da seccional.

Processo: 2008.43.00.000316-6/TO

FONTE: TRF-1ª Região

  • Publicações40292
  • Seguidores1093
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações11234
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cargo-em-comissao-atividade-nao-e-incompativel-com-a-advocacia/2389851

Informações relacionadas

Thiago Fernandes de Carvalho, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Incompatibilidade e Impedimento - Estatuto da OAB

Consultor Jurídico
Notíciashá 15 anos

Advogado em cargo da administração pública não pode exercer advocacia

Adryelle Gomes, Advogado
Artigoshá 7 anos

Jornada de trabalho do servidor municipal ocupante de cargo de provimento em comissão

Notíciashá 11 anos

Comissionado não pode exercer advocacia pública

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigoshá 3 anos

Servidor do MP ou do Judiciário não pode advogar

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)