Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Casal sofre racismo após publicar foto no Facebook

Jovem negra que namora um rapaz branco sofre enxurrada de ataques racistas no Facebook após a publicação de uma simples imagem

Publicado por Pragmatismo Político
há 10 anos

Casal sofre racismo aps publicar foto no Facebook

Jovem negra sofre racismo após publicar foto ao lado de seu namorado branco (reprodução)

Um casal que reside na cidade de Muriaé, Zona da Mata de Minas Gerais, foi vítima de comentários racistas após a publicação de uma imagem no Facebook.

A jovem negra D. M, que namora L. F, um rapaz branco, postou uma foto que é considerada habitual entre os frequentadores de redes sociais no Brasil. A imagem retrata tão somente a demonstração de afeto entre um casal. No entanto, o que deveria ser normal se transformou em um manancial de ódio e de deboche criminoso.

Alguns comentários sugeriram que D. M seria uma escrava por namorar um rapaz branco. “Onde o rapaz teria comprado a escrava?”, questionou um perfil, que recebeu apoio: “O casal parece que está na senzala”. “Se mexer vira nescau”, publicou um outro internauta já identificado pela Polícia Civil.

VEJA TAMBÉM: Faça o 'Teste do Pescoço' e saiba se existe racismo no Brasil

As ofensas começaram na semana passada, assim que ela publicou a foto. E, para evitar maiores constrangimentos, ela desativou sua conta na rede social. "Minha família e a do meu namorado são muito rígidas e achei melhor tirar minha página do facebook do ar. Estavam surgindo muitos pedidos de amizade, e pessoas da imprensa também começaram a ligar".

Antes de desativar a conta, D. M postou uma mensagem no Facebook lamentando as manifestações racistas que se sucederam após a publicação da imagem. "Haverá racismo enquanto as pessoas não entenderem que por dentro somos todos iguais", afirmou.

Democracia racial?

O caso ilustra que não houve outra motivação para os ataques a não ser a cor da pelé, contrariando aqueles que ainda insistem em duvidar da existência de racismo no Brasil. D. M sofreu preconceito racial puro e indiscriminado.

SAIBA MAIS: Você é nazista? Porque racista você certamente é

A página Pretinho do Poderrepercutiu o caso nas redes sociais. Até o fechamento desta edição, mais de 146 mil curtidas e 18 mil compartilhamentos foram registrados.

A Polícia Civil informou que deverá iniciar a apuração dos fatos e instaurar inquérito assim que o casal formalizar a denúncia e registrar a ocorrência.

Fonte: Pragmatismo Político

  • Sobre o autorPortal de Notícias
  • Publicações124
  • Seguidores1112
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações19876
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/casal-sofre-racismo-apos-publicar-foto-no-facebook/135831402

Informações relacionadas

Joao Montenegro, Administrador
Notíciashá 10 anos

STJD exclui Grêmio da Copa do Brasil por racismo

A. K., Estudante
Artigoshá 9 anos

Não existe racismo de negros contra brancos porque este é um sistema de opressão

Luiz Flávio Gomes, Político
Notíciashá 10 anos

Racismo no futebol (até onde chega a estupidez humana?)

Gabriely Campos, Estudante de Direito
Notíciashá 6 anos

Injúria, Racismo e ECA

Silvimar Charlles, Bacharel em Direito
Notíciashá 4 anos

Juiz do Trabalho condena empregador e justifica que o país vive "merdocracia neoliberal neofacista"

28 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tal fato apenas nos mostra a quantidade de pessoas IDIOTAS e IGNORANTES que existem em nossa sociedade, que ainda tentam fazer do preconceito uma política de vida. continuar lendo

Deve lutar sim pelos seus direitos jovens. Ela é linda, uma morena muito bonita, infelizmente incomoda muita gente. Olha seu brilho, sua luz, infelizmente deixou muito branco por aí com raiva, muitos gostariam de ficar no seu lugar. Casal, na minha opinião vcs não deveriam ter bloqueado o site de vcs, pois estão alimentandos esse analfabetos, devem continuar, levantar essas cabecinha e seguir em frente. JÁ PASSEI MUITO POR ISSO, dei a volta por cima e mostrei a muitos racista a minha capacidade, venci profissionalmente, tenho estudo, falo português muito bem, e hoje, não abaixo a cabeça para ninguém, quando eu falo ninguém é ninguém mesmo, independente da sua ocupação. Eu apenas respeito, mas se eu ver que tem alguém querendo acabar com a minha índole eu chego junto, tento reverter o quadro, e quando eu entro é para ganhar, porque estou dentro da Lei Racisco hoje dia comigo não cola mais, porque eu sou mais Eu, Eu me acho, Eu me amo, Me adoro, Eu posso. Volte para o face menina, enfrenta isso de cabeça erguida, continuar lendo

Leila, concordo com tudo que escreveste, você está certíssima, mas devo fazer uma pequena correção, ela é sim linda e infelizmente incomoda muita gente, contudo não é morena e sim uma negra linda e jovem. Um ser humano que, como disseste, merece o mesmo respeito dedicado a todos os demais. continuar lendo

Infelizmente é por todo o lado.
Sou branco, casado com negra (para a KKK é negra, para os registros legais, parda).
Ela sofre discriminação de todo jeito, eu vejo, não posso fazer nada. Isso dói muito.
Mas ela ignora e recomeça.
Estamos casados há quase 15 anos, temos uma filha e ela vale muito mais que qualquer pessoa para mim. Mas para a sociedade, eu sei que a valorizam a menos do que vale.
Estão perdendo a grande oportunidade de usufruir de suas realizações e extrair dela resultados incríveis por puro preconceito velado e racismo. continuar lendo

Penso que os comentários se tratam de pura dor de cotovelo e inveja. Afinal, quantos podem dizer que reúnem as qualidades retratadas na foto: juventude, beleza e, pelo sorriso da moça, felicidade? continuar lendo

E ainda dizem que não tem discriminação racial no Brasil...hipocrisia pura! continuar lendo